Os desafios para o Ensino Médio

Em  qualquer rede de discussão sobre problemas  com qualidade no Ensino Médio, em sua maioria chega a mesma conclusão, como principais causas, a falta de interesse do aluno devido o ensino ser chato , o abandono a evasão escolar que normalmente o aluno faz a opção para o mercado de trabalho ou para o mundo do crime, que é uma realidade hoje, na aplicação do conteúdo que o aluno não conseguem associar a sua vida prática, e este pode ter várias causas como o aluno não apresentar maturidade para tal entendimento e não somente o conteúdo .

Desta forma entendo que em qualquer universo o problema levantado não é apenas uma questão pedagógica e não somente uma questão social , são somatórias de fatos que  necessitam juntos caminhar para garantir o  desenvolvimento e formação do aluno  para que esse ao chegar  no final da sua passagem pelo Ensino Médio podera optar por uma  formação técnica ou cursar uma universidade .

Léo Willian

imagem de Lilian Varaschin

Video muito bom

Muito bom ouvir os alunos falarem, da pra se ter uma ideia mais ampla de tudo que esta acontecendo..

imagem de Lilian Varaschin

Video muito bom

imagem de Luiz Antonio Vital

Jovem e o imediatismo

Este vídeo demonstra uma realidade que vivenciamos em nossas escolas, evasão escolar devido ao ingresso no mercado de trabalho, esse debate que tivemos no encontro do Pacto, Caderno 1, é uma das dificuldades em conter a fuga da escola, pois o aluno quando começa a ter contato com os primeiros salários, por menores que sejam, conseguem suprir suas necessidades imediatas, comprar seus créditos e bens de consumo e manter suas saídas de fim de semana, a escola deixa de ser prioridade, sem um atrativo a ideia de valorização do conhecimento e de sua formação humana, são difíceis de serem incutidas, nesse contexto a escola tem que modificar sua forma de atuação, estar mais próxima dos anceios dos jovens, sem ser refem dos próprios, mais procurando formas de ser mais atrativa e modificadora dessa cultura, onde o atingir o mercado de trabalho, mau remunerado, é suficiente para o presente momento, o futuro fica para depois, se não se conseguir mudar esse modo de pensar não se consegue o objetivo de valorização do Ensino Médio.

imagem de Gisele Rodrigues Ribas Dambros

Ensino Medio

O vídeo mostra a realidade que os alunos estão vivendo, mostrando como deveremos agir para a valorização da escola.