Os desafios encontrados para o EM no Brasil

Primeiro Encontro do Colégio Est. Profª Hildegard Sondahl- Caiuá- Curitiba
Orientador de Estudos: Rosângela de Jesus Narciso
Professores participantes: Ionara Blotz Menezes, Sinara Martinelli, Luis Gustavo Perez, Nilza Cestari, André.

Os desafios encontrados para o EM no Brasil

Os desafios encontrados para o EM no país são inúmeros e graves. Dentre eles:
- altos índices de evasão e reprovação;
- a marginalização do ensino noturno associada à falta de segurança pública;
-adaptação dos conteúdos à carga horária;
- a valorização do currículo escolar no ingresso e desenvolvimento profissional;
- a falta dos pré-requisitos básicos de aprendizado com que os alunos têm ingressado no ensino médio;
- a falta de professores principalmente nas áreas de química, física e matemática;
-a falta de estrutura física, de recursos didáticos e de oferta de vagas nas escolas;
-a exclusão social, principalmente nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino federal que apresentam melhor qualidade de ensino;
- Conscientização e valorização pelos alunos da importância e necessidade do início e conclusão do ensino médio;
De forma geral, a explicação que abrange todos os aspectos é que o Ensino Médio (assim como os demais níveis de ensino) dependem principalmente do grande interesse governamental em promover verdadeiras mudanças estruturais e curriculares que requerem alto investimento a curto e longo prazo. É preciso urgentemente, uma reflexão nacional profunda e uma quebra de barreiras burocráticas para que se possam solucionar problemas que se enraizaram na nossa educação por falha do poder público em resolvê-las. Mas como vimos, historicamente nunca houve interesse político em promover uma formação justa, igualitária e que atendesse às necessidades humanas dos cidadãos. Ao longo do tempo as mudanças que foram ocorrendo ou foram meramente paliativas ou aconteceram para atender aos interesses econômicos e políticos da elite brasileira.

imagem de Ionara Blotz Menezes

Temos muita coisa a ser

Temos muita coisa a ser repensada para construirmos um EM de qualidade, que atenda às necessidades reais dos nossos jovens diante da sociedade.

Vote neste Comentário