Os Desafios do Ensino Médio e Realidade Brasileira

   

 

  *Os desafios que permanecem para o ensino médio na realidade brasileira e levantem possibilidades de explicação para eles. 

Sou professora de lígua Portuguesa, Aparecida de Lourdes Citron, trabalho no Colégio Estadual do Campo José de Alencar, na cidade de Baganey PR. Os desafios atuais não diferencia  do passado, onde a criança freqüentava  o ensino fundamental e chegando ao ensino médio tenha  que ajudar a família no sustento da casa e muitas vezes eram  eles mesmos quem sustentavam suas famílias, outro fator é o desestímulo que o próprio sistema oferecia e continua ofertando ao jovem, o certificado de ensino médio não fará diferença em sua vida. 

     * Levante dado que permitam conhecer aspectos que vocês julguem importantes do perfil social, cultural e econômico dos sujeitos matriculados no Ensino Médio de sua escola.

     Somos um município pequeno, o mercado de trabalho são em cidades vizinhas, onde as pessoas têm que se deslocar cerca de 60 quilômetros e ganham em torno de um salário mínimo, no aspecto cultural a cidade deixa a desejar, não temos teatros, cinemas, entre outros. A vida de nossos alunos é sem estímulo, alguns possuem o objetivo de cursar curso superior outros apenas em terminar o ensino médio. A idéia de ganhar dinheiro fácil com pouco trabalho vem tecendo na cabeça do jovem, levando-os a mundo do tráfico.

 

 

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imagem de Guilherme Galante

Desafios para a educação nos dias de hoje

Trabalho no município de Curitiba em um colégio que fica em um bairro central, hoje o maior desafio que eu vejo em sala de aula e o desinteresse dos aluno com a educação, não faz diferença a disciplina a maioria dos alunos não vê o motivo de se esforçar nos estudo. Os professores são sempre os culpados, como se sozinhos eles fossem resolver o problema, não existem direitos dos professores, não existem leis que nos garantam condições de trabalho, não existem apoio da equipe pedagogia e muito menos compreensão do nosso trabalho pela mesmo, eu já ouvi de um técnico pedagógico que na sua empresa ele não deixa o seu filho escrever nem fazer contas mais que ele não aprende a minha disciplina pela minha metodologia.Hoje no Brasil temos um sistema de ensino que não foi alterado deste o início da republica, que cada vez mais se acrescenta disciplinas, mais não se acrescenta carga horária, temos a menor carga horária do mundo, e um dos sistemas mais atrasados de ensino. Sobrecarregamos os alunos e os professores e achamos que o sistema vai dar certo.Quando não dá certo culpamos os professores pôs este sistema sempre deu certo. Por que agora não funciona mais? Incompetência do professor. Não é pelo fato de antes ter 9 disciplinas e agora 13, muito mesmo por antes se um aluno tivesse baixo rendimento ele se esforçava, agora o professor faz nova recuperação. Nem mesmo quando antes um professor que tivesse poucas aulas por semana tivesse 4 aulas hoje quando o professor tem muitas ele tem 3 ou 4 aulas por semana está com muita sorte.Não estes motivos ou mesmo o desinteresse dos aluno não tem nada haver do o fracasso da educação e sim a incompetência dos professores.

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Desafios para a educação nos dias de hoje

Trabalho no município de Curitiba em um colégio que fica em um bairro central, hoje o maior desafio que eu vejo em sala de aula e o desinteresse dos aluno com a educação, não faz diferença a disciplina a maioria dos alunos não vê o motivo de se esforçar nos estudo. Os professores são sempre os culpados, como se sozinhos eles fossem resolver o problema, não existem direitos dos professores, não existem leis que nos garantam condições de trabalho, não existem apoio da equipe pedagogia e muito menos compreensão do nosso trabalho pela mesmo, eu já ouvi de um técnico pedagógico que na sua empresa ele não deixa o seu filho escrever nem fazer contas mais que ele não aprende a minha disciplina pela minha metodologia.Hoje no Brasil temos um sistema de ensino que não foi alterado deste o início da republica, que cada vez mais se acrescenta disciplinas, mais não se acrescenta carga horária, temos a menor carga horária do mundo, e um dos sistemas mais atrasados de ensino. Sobrecarregamos os alunos e os professores e achamos que o sistema vai dar certo.Quando não dá certo culpamos os professores pôs este sistema sempre deu certo. Por que agora não funciona mais? Incompetência do professor. Não é pelo fato de antes ter 9 disciplinas e agora 13, muito mesmo por antes se um aluno tivesse baixo rendimento ele se esforçava, agora o professor faz nova recuperação. Nem mesmo quando antes um professor que tivesse poucas aulas por semana tivesse 4 aulas hoje quando o professor tem muitas ele tem 3 ou 4 aulas por semana está com muita sorte.Não estes motivos ou mesmo o desinteresse dos aluno não tem nada haver do o fracasso da educação e sim a incompetência dos professores.

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DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO

    Conforme os dados da pesquisa, existe um número expressivo de jovens entre 15 e 17  anos desistente do ensino médio, outra parte ainda estão ensino fundamental com faixa etária avançada para série que estão matriculados, um dos maiores motivos do abandono escolar é o fator econômico, os jovens começam a trabalhar muito cedo a maioria destes jovens pertencem a família que possuem  baixo rendimento financeiro, os mesmos não conseguem conciliar  trabalho e escola e resolvem optar pelo trabalho pois no momento para eles é o mais " importante" pois precisam contribuir no orçamento  da família. Como podemos ver o motivo é relevante e um tanto polêmico, o desejo do aluno é estudar e trabalhar , mas, não consegue conciliar, e isso acaba fragilizando a sua aprendizagem.

    O objetivo da escola é fazer com que o aluno permaneça, mas vale resaltar que não basta apenas frequentar é imprescindível que sejam construídas aprendizagens e  significativas para a sua vida escolar, fazendo da escola um espaço prazeroso e não desmotivador como tem sido para muitos jovens que acabam abandonando os estudos.

    Para que realmente seja erradicada a evasão desta última etapa do ensino é necessário que os alunos sejam remanejados ou transferidos as séries que correspondam com a sua faixa etária, ou seja, uma série adequada aos alunos, neste caso a modalidade de ensino EJA, Educação de Jovens e Adultos, garantindo aos estudantes que esta etapa de ensino seja concluída. Para que isso aconteça a escola tem a responsabilidade de resgatá-los, criando estratégias e aprendizagens diferenciadas, aprimorando o conhecimentos anteriormente adquiridos pelos mesmos.

    Para que haja avanços, é necessário que as instituições definam suas metas para que os objetivos propostos sejam atingidos, segundo o que contempla o PPP da instituições escolares, pois este deve seguir uma linha que atenda ao contexto  do estudante, ou seja,atender a realidade do aluno  e da comunidade a qual está inserida.

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DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO E A REALIDADE DA EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Após a leitura do material, entendemos que os dessfios são vários a serem superados no cenário educacional, podemos começar pela precariedade do ensino fundamental, onde nossos alunos vêm trazendo uma vasta defasagem e ao chegarem no ensino médio não conseguem acompanhar, muitos desses alunos se evadem  por se sentirem incapazes de dominar o conteúdo, a escola por sua vez não está dando o suporte necessário para mantê-los e fazer com que conclua os estudos.

    Outro fator é o financeiro, o aluno de classe menos favorecida tem muita dificuldade para continuar estudando, entre o trabalho e os estudos prefere trabalhar e ajudar no orçamento da casa. Vale ressaltar que as dificuldades encontradas pelo aluno contribui para que o mesmo não prossiga.

    A Constituição Federal universaliza a educação básica sendo um direito de todos, mas a realidade é que existe muitos jovens fora da sala de aula, a maioria são carentes sem estrutura e sem orietação familiar. Daiante dos fatos, nos certificamos  que há grandes desafios a serem enfrentados. Vivenciamos a história da "reconstrução da educação" onde se destaca que a educação é direito de todos, mas nem todos têm tido esse direito, por conta de vários problemas que contribui para a não permanência do jovem na escola.

    Observamos que ao longo do tempo  os desafios ainda continuam os mesmos a serem enfrentados, e que apesar da evolução a escola parou no tempo os alunos estão além do que a escola está oferecendo, apesar da tão discutida reconstrução da educação, ela continua sendo seletiva, excludente. A grande maioria dos alunos se encontram nas escolas públicas, concorrendo com alunos de escola privada por uma vaga nas universidades, haja visto, que essa concorrência é injusta  e desigual, grande parte dos alunos que conseguiram passar e ocupar os bancos das universidades estudaram em escolas particulares.

    Portanto é de extrema urgência que as ecolas públicas ofertem uma educação pública  de qualidade com currículos diferenciados e adequados ao contexto do alunado para que isso aconteça é  importante investimento por parte do governo na valorização e capacitação dos professores, preparando-os para serem mais estratégicos na realização das atividades diferenciadas, para que os alunos tomem gosto e prazer pelo espaço escolar, para que sejam resgatados e sua realidade transformada e dessa forma possam ser inseridos na sociedade e exercer a sua cidadania.

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O JOVEM

O JOVEM
Conforme a pesquisa realizada com os estudantes em relação ao uso da internet na escola, responderam que seria uma forma de facilitar o aprendizado, onde os professores poderiam utilizar as ferramentas tecnológicas para passar os conteúdos do que foi ministrado em sala de aula, que os alunos poderiam ampliar seus conhecimentos através da busca nas fontes e referências para o embasamento das suas pesquisas. Os estudantes afirmam que usam a internet e participam das redes sociais pois é uma forma de interagir e compartilhar informações, pois estas fornecem conhecimentos sobre as diversas culturas, sendo uma forma de obter novos pensamentos e assim organizar as ideias.
Os estudantes acreditam que vivemos em um mundo conectado e não há como vivermos sem a tecnologia, já estamos dominados por ela, só que a escola parou no tempo, comentam que ela funciona de forma arcaica, antiquada e obsoleta, ou seja que ainda funciona de forma antiga.
Partindo desta perspectiva, sabemos que os jovens estão tão envolvidos com a tecnologia e com tanta coisas novas que a mesma proporciona, e a escola não está acompanhando, deixando de ser atrativa e isso resulta no total desinteresse dos estudantes pela escola e pelas aulas ministradas pelos professores. Para que possamos resgatá-los e mantê-los no espaço escolar é necessário que os professores mudem a metodologia de sua aula, ou seja, se adaptando as novas tecnologia, fornecendo aos alunos as ferramentas e referências necessárias, buscando na pesquisa conhecimentos para o enriquecimento do seu aprendizado.
A relação que os alunos fazem entre o professor e a tecnologia, consideram a importância do professor em sala de aula, acreditam que ainda é através dele que poderão ser levados a apropriar-se do conhecimento já produzido historicamente pela humanidade, sabem que o educador poderá prepará-los para construção do conhecimento, pois este será a base que usarão ao ingressarem no mundo do trabalho.
Após a pesquisa houve uma avaliação do diálogo entre os alunos, foi observado que os estudantes têm grande consideração em relação a figura do professor, observa-se que o mesmo exerce credibilidade sobre os alunos, acreditam que dependem da orientação da direção do professor em sala de aula pois, é ele que vai proporcionar aos estudantes as referências necessárias para seu aprendizado, que a tecnologia é de suma importância, porém, não substitui o professor em sala de aula, ela é uma ferramenta de ajuda e de grande importância na aula do educador. Devemos aqui lembrar que a interação e a afetividade entre ambas as partes é imprescindível, no desenvolvimento do aprendizado dos estudantes.

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CARTA AO ALUNO

QUERIDO ALUNO, Vejo você como flores a desabrochar num jardim muito belo que jamais sairá da minha memória. Sei que me zango, mas você sabe que é preciso!! Permanecerá a lembrança do seu rosto, sempre sorridente e feliz, querendo dizer que compreendeu tudo, ou quase tudo!!! Acima de tudo ficará a amizade, o carinho, a enorme ternura que sempre senti por você, desde o primeiro dia de aula, que nossos olhos se cruzaram. Não esquecerei de você, pode estar certo disso. O eterno rosto ficará para sempre. Cada gesto, cada palavra, cada som, cada atitude sua, será preservado como um tesouro imenso, uma riqueza incalculável, no meu colo e no meu coração. É bom ter você todos os dias em sala de aula. Nem sempre é fácil encontrar um momento para discutir sobre a nossa relação dentro da escola e mesmo fora dela. Mas, acredito que não podemos fugir desta conversa ou deixar para depois. Então, por onde começar? Sei que conheço você muito menos do que deveria, mas o pouco que sei será a base desta nossa conversa. Poderá ser médico, banqueiro, industrial, mas não será nada se não fores boa pessoa. Meu amigo, eu também fui assim, jovem e promissor. Tive meus delírios, as minhas ambições e cegueiras. E vi como tudo é vão. Tudo que para mim foi lucro, eu o tive como perda, por amor da humanidade. Nada mais me encheu do que o coração, quando a recompensa veio de amar-me a mim mesma e de amar tudo e todos. Seria possível trazer essa energia da juventude, suas experiências e saberes para juntos transformarmos a vida da escola? Como faria para usar seus esforços para se tornar mais rico culturamente? Aceita o desafio do diálogo para que a escola seja um ambiente interessante para todos? Se aceita, vamos fazer da escola um ambiente agradável e com um significado, onde professor e alunos se compreendam e trabalhem por um mesmo ideal : viver e conviver bem em sociedade.

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imagem de Salete Bettoni

Desafios do ensino médio e a realidade da educação no Brasil

Com certeza existe a necessidade de se dar atenção ao fato de que deve-se criar currículos de qualidade e diferenciado pois sabemos que nossa clientela, ou seja, nossos alunos são diversificados socialmente e culturalmente.

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FINALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Finalidade da Educação Básica Atualmente a escola se depara com novos desafios entre eles, o de estabelecer condições mais adequadas para atender a diversidade dos alunos que dela participam. É de suma importância aceitar, compreender e respeitar essa diversidade, sendo esta uma condição para orientar a transformação de uma sociedade tradicionalmente pautada pela exclusão. Para obter a qualidade na educação, é necessário que haja uma reconstrução de toda a estrutura educacional, considerando que o tradicionalismo é coisa do passado. As propostas abordadas no cenário educacional, são colocadas perspectiva de ação apresentadas pela reivenção da escola. Trata-se de propostas contemporâneas de transformação na escola que buscam torná-la um espaço para a formação de indivíduos capazes de elaborar e realizar seus projetos de vida. Estas propostas são mostradas aos estudantes, desde cedo, no papel de definir, planejar, executar e avaliar projetos de seus interesses. A autonomia dos estudantes para elaborar e realizar seus projetos é acompanhada da sua participação na gestão escolar, que se constitui de forma aberta e democrática A relação da escola com os demais agentes da educação é de parceria e complementaridade no processo de produção do conhecimento que tem os jovens como protagonistas, e as tecnologias de informação e comunicação são operacionalizadas como ferramentas de aprendizagens que contribuem para a concretização dos projetos. Porém, nas escolas o papel prioritário do educador é o de orientador dos critérios e dos instrumentos usados na aprendizagem dos alunos para que os mesmos sejam inspirados a adquirir conhecimentos relevantes que o levem a interagir na sociedade a qual estão inseridos. Vale ressaltar que na escola o desenvolvimento da autonomia está apenas nos discursos enquanto as práticas pedagógicas continuam as mesmas. A autonomia dos estudantes só será possível se os educadores não apenas a tenham como objetivo, mas sim que a vivenciem no cotidiano de sua prática escolar. Para que os indivíduos tenham a capacidade de se governar, eles precisam viver desde cedo esse princípio, conquistando gradativamente sua autonomia. E a escola como instituição responsável pela educação formal, precisa estar preparada para desenvolvê-la. Sendo assim, a educação tecnológica pode desenvolver essa postura crítica, constituindo-se numa das vias para a formação de uma consciência de diversidade de interesses no desenvolvimento tecnológico e da noção de sujeito social, que tenha espaço político para lutar por seus interesses. Dessa forma, a educação tecnológica no nível médio, deve propiciar situações de aprendizagem que avaliem a ciência e a tecnologia, como resultados de escolhas sociais. Nesse cenário, considera-se que o professor é o grande articulador, permitindo a mobilização dos saberes, o desenvolvimento do processo e a realização de projetos nos quais os alunos estabeleçam conexões entre o conhecimento adquirido e o pretendido, com a finalidade de resolver situações-problema, em consonância com as condições intelectuais, emocionais e contextuais dos alunos. Em relação às situações levantadas, o objetivo é destacar a importância de levar para a sala de aula questões que contemplem as relações existentes entre o contexto científico-tecnológico e social, apresentando como as questões relativas à ciência, tecnologia e sociedade.

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