O uso dos celulares pelo jovens

Celular: uma ferramenta para sala de aula.

O uso de maneira excessiva dos telefones celulares tem gerado problemas de ordem social e até de saúde para os indivíduos de nossa sociedade.

No segmento estudantil, tem causado problemas de conduta por interferir no andamento das aulas.

As aulas tradicionais, expositivas, de registros no quadro ou a busca em livros de papel, já não atendem aos interesses dos alunos que preferem buscar coisas mais aprazíveis na internet, como jogos e mensagens nas redes sociais, e até mesmo, conteúdos de estudos.

O sentimento de urgência das coisas predomina a ponto dos alunos viverem em constante estado de ansiedade. O tempo de duração de uma aula constitui a perda de “encontro” de comunicação com seus pares.

Essa sensação de vazio vivido pelos estudantes pode ser preenchido usando os próprios celulares para conhecer o problema através de levantamento de dados sobre o uso e os excessos da atividade, em trabalhos disponíveis na internet.

O material encontrado pode ser trabalhado pelos alunos em processos de debates. O viés pode, por exemplo, ser a discussão dos motivos do uso exacerbado ou abusivo dessa tecnologia.

Na organização do conhecimento, os professores podem trabalhar de maneira coesa a fim de que o tema seja abordado interdisciplinarmente. As propostas de estudos, observando as possíveis implicações relativas ao desconforto social, questão ética e de prejuízo à saúde, devem ser conduzidas para uma tomada de consciência visando a efetiva educação para o uso adequado da ferramenta tecnológica que é o celular.

A aplicação do conhecimento pode ser demonstrada pelos alunos na realização de um vídeo com suas ações de pesquisas e debates e ser exibido para todas as turmas do ensino médio da escola.