O uso do portfolio digital no ensino e aprendizagem do francês como língua estrangeira

O portfolio é um instrumento de avaliação formativa. Assim, quando organizamos nosso portfolio nós nos deparamos com o que fizemos e como o fizemos. Retomamos nossas aprendizagens e nos conscientizamos do percurso feito.

Para além dos portfolios feitos com o material produzido em papel temos o portfolio digital, a partir de plataformas que são organizadas como murais. Assim, murais digitais podem tornar-se nossos "portfolios numériques".

Para que nossos estudantes organizassem seus "portfolios numériques", procurei organizar o meu, dando um exemplo do que fizemos durante o semestre. Assim, a comundade escolar poderá visualizar nossa trajetória percorrida ao londo do semestre de aprendizado e de ensino de línguas.

A plataforma escolhida é a www.padlet.com.br que foi apresentada pela Profa Débora Bevilaqua, em sua formação realizada em maio de 2015, no CIL de Brasilia, organizada pela Associação de Professores de Francês do DF. A Profa Débora esteve no CAVILAM, em Vichy na França, em uma formação continuada, com o patrocínio da Embaixada da França no Brasil e compartilhou seus conhecimentos.

Assim, por meio da plataforma Padlet, convidamos nossos alunos a apresentarem seus portfolios digitais.