O Uso da Tecnologia na Escola

Valéria Vicença
Kathea Vidal

Resumo:
O presente artigo foi elaborado a partir dos estudos do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. O estudo trata do caderno III - ciências da natureza e a análise do contemporâneo cenário escolar. É impensado executarmos algumas atividades sem o auxílio do computador, acúmulo de manuscritos, cadernos, agendas e planilhas de papel deram lugar a arquivos de computador, que auxiliam no fechamento de notas, na gestão da chamada, no lançamento de boletins, etc. Testes são amplamente desenvolvidos em softwares, na internet e em seus editores. No entanto, chega-se a hora em que esses artifícios tecnológicos não devem limitar-se a burocracia e abranger um espaço mais proveitoso: a aula.
Palavras-chave: Tecnologia-educação-internet.

Abstract:
This article was drawn from the studies of the National Pact for Strengthening of Secondary Education. The study comes notebook III - natural sciences and the analysis of the contemporary school setting. It is thoughtless execute some activities without the aid of the computer, manuscript accumulation, notebooks, calendars and spreadsheets paper gave way to computer files that assist in closing notes, the management of the call at the launch of newsletters, etc. Tests are widely developed in software, in the internet and in their editors. However, we arrive at the time that these technological devices should not be confined to the bureaucracy and embrace a more useful space: the classroom.
Keywords: Technology-education-internet.

É incontestável o descontentamento dos discentes no tocante ao ensinamento aludido "convencional", isto é,  apenas lousa e giz. O estudar por estudar já é inexistente: atualmente, o alunado necessita inteira-se para que e por que carecem do entendimento de algum conteúdo. Esse é o peculiar estudo utilitarista, ou seja, somente assimilo se for vantajoso, essencial para aquisição de ônus financeiro. A internet adentrou as residências de todo o país com toda sua utilidade, velocidade e conveviência, podemos ir a qualquer lugar do planeta sem sair de casa. O que torna complicado requerer a plena atenção dessa geração digital com aulas "tradicionais".

Assim,  a escola tem a necessidade de atualizar-se para enriquecer a sociedade e não se transformar em uma organização fálida, obsoleta e omissa. Conquanto aos poucos, ela segue esse rumo. O conhecimento de estratégias para ter a atenção desses jovens, todos os educadores possuem. Mas, eles estão preparados para modificar essa realidade?

Aulas atualizadas pela tecnologia podem ser moldadas para diversas idades e níveis intelectuais. O estudo acaba dando um resultado muito mais efetivo. É essencial, contudo, não só uma transformação tecnológica nas instituições de ensino. É preciso a desmistificação da mentalidade do professor em relação a tecnologia e sua capacitação para a mesma.

Em português, por exemplo, podem ser trabalhados diversos gêneros textuais utilizando o computador e o word. Os alunos podem pesquisar na internet e montar suas atividades utilizando os programas. Sites de notícias podem ser visualizados como fonte de pesquisa ou para outras atividades estipuladas. A internet é forte aliada do professor de língua portuguesa.

Nessa ordem, pode-se trabalhar artigos sobre o meio ambiente, alguma questão que envolva a comunidade local, visualizar mapas com o suporte do professor de geografia. Videoconferências poderão ser realizadas através de programas como o Skype,  propriamente profícuas ao professor de inglês, que poderá acordar intercâmbio on-line para seus alunos na língua em questão.

As redes socias são muito interessantes ao jovem atualmente e podem ser usadas como instrumentos de estudo. Com trabalho direcionado e meta previamente instaurada, é exequível conduzir para a sala de aula momentos concretos de exercício do inglês ou da língua-mãe.

Muitos sites têm sua inscrição em inglês, o que exige ao menos o básico da língua estrangeira. Vídeos de músicas estabelecem estreito contato desses jovens com falantes nativos de inglês. A internet é parte importante na aprendizagem de língua inglesa.

O educador tem o papel de mediador, ajudando o bom aproveitamento do uso desses recursos tecnológicos. Pois, além de precisarem de orientação, ao trazer para a sala de aula esses recursos que são realidade cotidiana do aluno, fugimos da linguagem tradicional da escola,  o padrão fomal.

Independente  da tecnologia adotada, o educador é capaz de mediar o processo de ensino-aprendizagem, tornando-o atrativo, descontraído e cativante para os alunos. A tecnologia além de estimular o interesse no ensino formal, auxilia o conhecimento de todos os recursos utilizados para propagação desse saber.

São muitos os proveitos tirados da tecnologia para educação. No entanto, é necessário que o docente conheça muito bem todos os recursos à sua disposição se quiser que a experiência seja bem sucedida. O uso dos recursos tecnológicos na sala de aula vai muito além da concessão; ele envolve associar as ferramentas e os critérios na demanda de uma educação mais interativa, e isso exige constante capacitação e empenho.

REFERÊNCIA

MAGALHÃES, V.; AMORIM, V. Cem aulas sem tédio. Porto Alegre: Instituto Padre Reus, 2003.