O trânsito enquanto tema pedagógico e questão de pesquisa

A vida urbana é marcada pela velocidade dinâmica das interações e relações sociais presente no espaço da cidade. O trânsito apresenta-se como metáfora que representa a velocidade e a impessoalidade da vida metropolitana, caracterizado pelo rápido fluxo de corpos metálicos e orgânicos que trafegam em vias, guiados por regras formais e informais que orientam as condutas dos pedestres e condutores.
As relações sociais se caracterizam por vários aspectos, principalmente pelo fato de que o sentido que os agentes sociais atribuem as coisas e a si mesmo são construídos subjetivamente de modo interdependente no mundo social.
A proposta de ser ter que refletir o trânsito enquanto tema de pesquisa deve a seu caráter interdisciplinar e multidisciplinar, pois compreender seu funcionamento se relaciona com a forma que os indivíduos o percebem e agem a partir dele.
O problema de pesquisa a ser trabalhado diz respeito a responder a seguinte questão: Qual a importância do trânsito na sociedade? O objetivo central é compreender de que forma o trânsito está conectado com as demais áreas do conhecimento, e levando assim a considerar sua compreensão uma questão de conscientização social sobre um fenômeno que pode ser compreendido como um problema social.
Enquanto o transito pode delimite uma problema de pesquisa que remete os alunos a refletirem sobre os limites e importância do trânsito na organização da ordem das relações humanas na vida urbana em questões referentes a compreensão de aspectos ligados a saúde mental pelos entrevistados, que estão relacionados com temas subjacentes, por exemplo: violência no trânsito.
A metodologia a ser empregada pelos alunos será organizada da seguinte forma, as  entrevistas serão feitas  à condutores e não condutores (pedestres) próximos ao colégio através da saturação da amostra durante os contraturnos dos alunos no período de um mês.
Os alunos do terceiro ano criarão um banco de dados com as respostas dos questionários, serão responsáveis pela organização, tabulação dos dados e interpretação dos dados juntos com os professores responsáveis. O resultado da pesquisa feita será apresentado no formato de banners no auditório junto com uma exposição oral e apresentação dos gráficos construídos.
Espera-se que ao término da apresentação tenha um panorama sobre a importância do trânsito e os alunos optem pela construção de um projeto de intervenção sobre educação no trânsito. Que busque conscientizar pedestres e condutores sobre a importância do respeito às regras e moralidade no trânsito.