O PENSAMENTO MATEMÁTICO NAS ATIVIDADES CURRICULARES NO ENSINO MÉDIO – REFLEXÕES SOBRE O CADERNO 5, PÁGINA 15, ATIVIDADE 1.

Resumo

Apresentamos neste artigo de reflexão, algumas sugestões de atividades em vários componentes curriculares, que compõem a formação de professores de Ensino Médio, da etapa II - caderno 5 – página 15 – atividade 1, do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, construídos pelos professores cursistas do SISMÉDIO da Escola Estadual Professora Margarez Maria Santos Lacet – SEE/AL, cujos conteúdos estão relacionados com os pensamentos matemáticos (indutivo; lógico dedutivo; geométrico-espacial; não-determinístico).
Sugerirmos uma metodologia dialética em sala de aula (a mobilização para o conhecimento; a construção do conhecimento; a elaboração da síntese do conhecimento) para nortear nossa prática pedagógica.
Argumentamos que o pensamento matemático deve ser explorado nas atividades propostas em sala de aula, pautado no diálogo entre estudantes e educadores, para oportunizarmos aos estudantes a construção de uma postura de estudantes-pesquisadores, quando realizarem uma nova leitura do seu cotidiano.

Palavras-chave: Pensamento matemático. Dialética. Componente curricular.