O jovem e a escola atual

Nossa escola tem procurado sim, oportunizar aos educandos, uma formação alinhavada com a alteridade e o reconhecimento da realidade diversa que encontramos dentro das salas de aula. Cada um carrega consigo, uma bagagem de vivências, conhecimento de mundo e interesses diversos, que se revelam dentro do ambiente escolar. O respeito à diversidade, tem possibilitado um envolvimento mais efetivo com o saber científico, uma vez que as relações tendem à uma crescente gama de ações sociais e pedagógicas  das quais a escola não tem como ignorar. O papel do pedagogo e da equipe de apoio torna-se fundamental para o professor, para o aluno, assim como na relação de um com o outro. 

Comments

imagem de ERICA DA COSTA

O JOVEM E A ESCOLA

Concordo Professora , e também me questiono muito em como despertar a motivação nos alunos, uma vez que os mesmos não veem significado no conteúdo, a aprendizagem tem sido deixada de lado, em alguns casos. No entanto, tenho percebido que os alunos vem para a escola, que é um local de encontro, pois, percebo que mesmo não querendo aprender ( em alguns casos), os alunos se fazem presentes, então o que eles procuram? por esse motivo, além do que comentou é importante levar em consideração  as discussões do texto II temos que olhar para a subjetividade do jovem, os diversos  grupos que permeiam o espaço escolar, então não apenas o uso de recursos tecnológicos ( que também são de suma importância), como estar atento a individualidade de cada grupo. A criação de ambientes culturais pertinentes a cada um deles. E o desafio de o professor estar tão "conectado" quanto o aluno, são reflexões que necessitam ser mediadas, uma vez que não estamos encontrando solução para esses problemas. que nem sempre são "forçados" fazer (estar na escola). 

Para então transformarmos o conhecimento empírico, em cietífico.

Vote neste Comentário
imagem de Deise Ribeiro Gaspar

Currículo

O currículo tem subsistido, a meu ver, dentro de um aspecto pragmático e até mesmo incerto. É necessário que a escola ofereça condições de ensino e aprimoramento ao jovem de hoje, não só com o interesse de que este ingresse ao mercado de trabalho, mas, de possuir uma formação global, integral! De certa forma, podemos dizer que isso tem ocorrido, mas algo novo é necessário, pois é evidente que muitos objetivos não tem sido alcançados! Penso que a expansão territorial brasileira é um fator determinante na questão curricular, pois há uma diversidade tremenda nas questões de mercado de trabalho, formação e oportunidades! Com isso, creio que se torna difícil pensar em um único ponto que estabeleça um currículo uniforme, a âmbito nacional e que contemple as necessidades dos alunos do ensino médio em sua totalidade; e assim, possa a escola exercer sua função social plenamente!

Vote neste Comentário