O desafio lançado no caderno III é repensar o currículo. Fazendo uma análise crítica sobre o mesmo, concluímos que é necessário realizar uma seleção democrática dos conteúdos, que sejam compatíveis com a realidade da comunidade. Deve ser uma ação que promova a articulação desses conteúdos com todas as áreas do conhecimento e a integração com o trabalho, ciência, tecnologia e cultura. Iniciamos essa etapa do curso nos questionando sobre o nosso fazer pedagógico, buscando pontuar relações entre o que estamos ensinando com todas essas dimensões.
Durante muito tempo, a educação no Brasil baseou-se em metodologias que priorizavam o domínio de conteúdos científicos e a sua transmissão, valorizando a avaliação quantitativa e excludente. O objetivo era acumular conceitos que possibilitassem o ingresso na universidade ou no mercado de trabalho. Porém o mundo moderno tem exigido mais do que isso. As famílias já não têm o mesmo perfil, a dinâmica da escola não acompanhou a evolução natural da sociedade e houve o avanço frenético da tecnologia, que aumentou, infinitamente, as possibilidades e experiências de aprendizagem dos alunos, que têm se mostrado desmotivados e insatisfeitos com a escola. Disponibilizamos conteúdos que, muitas vezes, não têm relação com outras áreas do conhecimento ou ligação com o cotidiano, reforçando o ensino fragmentado e sem significado.
Isso explica o que temos visto e ouvido nas escolas: o aluno não aprende e o professor não ensina. Esse mal estar nos leva a repensar o que estamos ensinando, como temos feito isso e porquê o fazemos.
A nova proposta curricular apresenta uma perspectiva inovadora, ampla, complexa e que prima pela formação humana em sua plenitude, desenvolvendo a autonomia do indivíduo, permitindo assim, que ele seja capaz de fazer escolhas, intervindo no seu cotidiano, conhecendo seus direitos e deveres. Formar cidadãos é o seu objetivo.
Essa reflexão vem de encontro com as dificuldades que temos enfrentado na escola. O que temos constado, há tempos, é que os alunos saem do ensino médio sem conseguir integrar os assuntos, sem autonomia e sem pensamento crítico. Todas essas mudanças se fazem necessárias, todavia, há que se admitir que é uma tarefa árdua e nem sempre grata, levando-se em conta que envolve todos os agentes do processo de ensino-aprendizagem: alunos, professores, equipe pedagógica, funcionários, gestores e comunidade.
Para isso, o primeiro passo, seria conhecer os sujeitos do ensino médio da nossa comunidade e encontrar estratégias de aproximação, para podermos construir uma relação de confiança. Eles devem entender nossas verdadeiras intenções e perceber que somos seus aliados. Nossas atitudes devem mostrar isso. Refletir, buscar novas estratégias e ações que permitam uma mudança significativa na educação, exige tempo, coragem e muito trabalho. Nem todos estão dispostos. Um curso, apenas, não basta. Precisamos de formação continuada. Estaremos desconstruindo paradigmas e construindo novos, sem esquecer que a escola é o instrumento mais importante para a transformação social.

REFERÊNCIAS
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Formação de professores do ensino médio, etapa I – caderno III: O currículo do ensino médio, seus sujeitos e o desafio da formação humana integral/Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [ organizadores: Paulo Carraro Juarez Dayrell...et al.] . – Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2013.

C. E. LA SALLE – EFM – CURITIBA/PR

Coordenação pedagógica e Orientadoras de Estudos:
LEILA REGINA SANCHES e CLARICE PRECIDINA DE SIQUEIRA.

Texto produzido pelos seguintes integrantes:
ANTONIO CARLOS MOREIRA
CRISTIAN MALVINA DA SILVA GUERRA