Imagens que instigam reflexões sobre esteriótipos e generalizações sobre as mulheres nas sociedades.
Nada de frufrus, maquiagens, vestidos bufantes, jóias. Muito menos coroas. A fotógrafa americana Jaime Moore buscou outras referências para vestir a sua filha: grandes mulheres da história.
“Não me leve a mal, eu amo as princesas da Disney, seus vestidos lindos, cabelos perfeitos, vozes charmosas”, Jaime escreveu. “Mas isso me fez pensar: são apenas personagens, uma fantasia irreal para a maioria das meninas.”
Jamie decidiu vestir Emma, cinco anos, como mulheres reais – que mudaram suas vidas e o mundo, mas mulheres possíveis. “Minha filha não nasceu na realeza, mas nasceu em um país onde ela pode votar, ser médica, pilota de avião, astronauta ou mesmo presidente se ela quiser, e isso é o que realmente importa. Eu quis que ela soubesse o valor dessas mulheres incríveis que foram contra tudo, e por isso Emma pode ter tudo agora”, escreveu Jamie.
Ela escolheu cinco mulheres “incríveis e fortes” para Emma se fantasiar. “Vamos deixar as Barbies e princesas de lado por um momento e mostrar às nossas meninas as mulheres reais que elas podem ser”.
Susan B. Anthony, a ativista que foi fundamental para a aprovação do voto feminino nos EUA
Veja mais fotos em: http://colunas.revistagalileu.globo.com/buzz/2013/10/08/nada-de-princesas-mae-fotografa-filha-vestida-como-grandes-feministas/
Comments
Reflexâo
Este artigo me fez refletir o quanto é importante, nesta sociedade estereotipada e consumista, possuir exemplos de histórias de vida para os nossos jovens.
Quero parabenizar a fotógrafa que com essa iniciativa, com certeza vai levar à reflexão mais de uma centena de pessoas. É a nossa esperança como educadores, é a minha esperança como mãe.