As mudanças necessárias dos Currículos para a melhoria do Ensino Médio

Os curriculos são fragmentados, não tem interligação, por esse motivo  muitas materias ficam  confusas e os estudantes estudam a realidade mecanicamente, assim  o ensino aprendizado  fica sem sentido. Basta ver,por exemplo, alguns comentários dos próprios professores que não são da área de Matemática afirmar que a mesma não serve pra nada...Oras, esses professores não aplicaram a Matemática em suas vidas? Ninguem ensinou?

Assim sendo estou nesse programa para ajudar a mudar com minha humilde colaboração, sou apenas um grão de areia que juntos com outros professores formamos uma praia,podemos mudar isso, sou professora de Matemática. OBRIGADA SONALI SELEME

imagem de Roseli Albini Petersen

Col. Est. João Bettega - Reflexões acerca do Caderno1

O Ensino Médio vai muito além da transmissão de informações e conhecimentos ou preparar os alunos para o vestibular. Ele visa prepará-los para o exercício da cidadania, para o reconhecimento dos seus direitos e responsabilidades, procurando formar pessoas conscientes e críticas para o convívio em sociedade.

A compreensão e a tomada de decisões implicam em uma leitura crítica das informações, isto é, para exercer a cidadania é necessário tratar essas informações de maneira crítica e contextualizada, tendo, portanto, uma educação voltada para a formação do cidadão. Logo, é necessário que o trabalho da escola esteja voltado, também, para a construção de valores educativos e morais, de cidadão autônomos que buscam, além do conhecimento, a felicidade e o bem estar pessoal e coletivo.

Assim sendo, a educação que vislumbra a cidadania e a vida em sociedade deve formar pessoas que aprendam a particpar da vida coletiva de forma consciente. Há necessidade de se preparar os alunos não apenas para o futuro próximo, mas também para a vida. Portanto, as escolas devem ser espaços que contribuam para a formação de personalidades, nos quais os alunos aprendem a ser pessoas de bem. Nesse ambiente, os alunos são ensinados a valorizar e respeitar as diferenças existentes na sociedade.

A sociedade atual necessita da formação do aluno como um todo, um ser humano complexo que deve ser trabalhado em diversas áreas e não apenas a cognitiva. A escola deve formar pessoas preparadas para o mundo e não apenas para prova, ou seja, a escola deve também ter, em seu planejamento, um ensino voltado para a educação em valores. Deve-se falar sobre amizade, sobre a importância do grupo social, sobre questões afetivas. Ela também deve ser uma escola motivadora, que trabalhe a autoestima do aluno, conscientizando-o e formando-o com valores cidadãos.

Participantes: Roseli Albini Petersen, Celso Banzatto Monteiro, Fátima Dangelo, Márcio Cabral dos Santos, Ricardo Pizzatto, Ana Paula O. Batista, Cleunice Mainardes, Elenita de Oiveira Halla, Kléber Félix, Marilene dos Santos Melo e Thelma Regina Rossa.

Vote neste Comentário