Momentos da primeira etapa do Pacto pelo fortalecimento do EM na EEEM Getúlio Vargas /25 ª CRE-Soledade RS

imagem de MIRIAN DA SILVA ORTIZ

Momentos da 1ª etapa/Caderno 2:perfil das juventudes

Um dos momentos mais marcantes da primeira etapa do Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio na EEEM Getúlio Vargas,localizada no distrito de Três Pinheiros, município de Fontoura Xavier,área de abrangência educacional da 25ª CRE-Soledade-RS,foi a que aconteceu durante os estudos do caderno 2 sobre as juventudes. Por ser uma escola de campo,que oferece curso profissionalizante em Agricultura, e é formada por juventudes rurais, o Dia Internacional do Trabalho, a data escolhida para realização da Gincana do estudante trabalhador.     A gincana foi organizada  pela orientadora de estudos do pacto e pelos professores cursistas,como uma atividade de culminância de fechamento dos estudos do caderno ,que trouxe a confirmação do perfil socioeconômico desta comunidade rural. Também participaram  da gincana,os estudantes do ensino fundamental , ensino médio e integrantes do Programa Mais Educação.     A realização das  atividades tiveram a colaboração da  Equipe Gestora, coordenação do Programa Mais Educação, monitores e professores da escola.     Uma das dimensões do novo currículo escolar, cuja reestruturação iniciou-se ainda em 2012, é o trabalho enquanto princípio educativo, considerando que na comunidade escolar Getúlio Vargas a maioria  estudantes são também trabalhadores rurais, as atividades realizadas na Gincana priorizaram o meio rural e as seguintes temas:-Profissões e trabalhos que temos na escola;-Programas que beneficiam o agricultor familiar;-Projetos vivenciais e mundo do trabalho;-Atividades  físicas  de  alongamento coletivo e circuito de aeróbica;_Corrida do saco pelo percurso “vida estudantil” e “vida profissional”;_Passa chapéu do agricultor-Jogos Cooperativos em duplas e individuais.     Apesar do rigor da temperatura, na quadra poliesportiva da escola, durante toda tarde, percebeu-se o grande envolvimento de todos.

Vote neste Comentário
imagem de MIRIAN DA SILVA ORTIZ