Meio ambiente e o cultivo das plantas

Ao se tratar de meio ambiente em sala de aula, é possível apresentar um leque de opções para estudos, desde a reciclagem ao desperdício de água. Sendo assim, faz-se necessário dividir o tema em tópicos mais específicos, tais como: o cuidado com lixo reciclavel, não jogar lixo nas ruas, evitar desperdício de água, etc. Mas estes temas são fáceis de trabalhar com crianças, o desafio agora é ensinar a jovens e adultos que são os estudantes do ensino médio.

Há muitos anos, as escolas trabalhavam  com as crianças a importância do cultivo das plantas nas aulas de ciências. A aula começava com o pedido da professora com determinados materias, os quais as crianças deveriam levar para a próxima aula.  Os materias eram: algodão, copo, água e uns grãos de feijão. Naquela aula a criança aprendia a plantar feijão e levava para casa com a finalidade de  passar uns dias observando o desenvolvimento da plantinha e cuidado dela pra que esta não morresse.

Seria possível mostrar aos jovens de hoje o quanto um simples cuidado com as plantas torna a naturaza melhor e melhora muito a nossa qualidade de vida. A geração de hoje vive num mundo imediatista e, por isso, talvez não tenha a paciência que o cuidado com uma platinha requer. Hoje com a geração pet, vasos plásticos, copos descartáveis, plantas artificias, etc, a natureza está pedindo ações imediatistas também. Por esta razã, a natureza está tão descontrolada que vem reagindo com seca ou temporais, tsunamis ou tufões e tornados, extremo calor ou extremo frio e até o derretimento das calotas polares.

Os jovens de hoje precisam saber que muito mais que preservar a natureza com a reciclagem do lixo, o poupar a água e não jogar lixo nos rios para evitar as enchentes e a poluição das águas, também precisam  ter paciência em saber cuidar de uma plantinha, desde  o cultivo a sua regagem.

Acredito que se se aplicar a aula prática das criancinhas de muitos anos atrás com a plantação do feijãozinho no algodão para os jovens atuais do ensino médio, eles compreendam muito mais a importância da preservação do meio ambiente. Teria-se uma aula dinâmica, emocionante, processual (pois teriam que aguardar por alguns dias o resultado daquela plantação no algodão) e o resgate  ao cultivo de plantas naturais. Muitos jovens procurariam esquecer as plantas articifiais, tratariam seu imediatismo e a falta de paciência, seriam mais solidários ao ajudar o outro colega no plantio e saberiam a importância do trabalhador rural que dia a dia, sol a sol estão ali cuidado da plantação para que cada cultivo daquele se torne um alimento. Estes mesmo jovens também iriam se preocupar com uma alimentação mais saudável.