A Matemática Nossa de Cada Dia

Mesmo sendo a matemática uma área de grande importância para o cotidiano e estar intimamente ligada à vida de todo se humano, é ainda uma disciplina que gera muito conflito no ambiente escolar, ocasionando situações improdutivas em sala de aula devido a experiências negativas advindas das séries iniciais, tais como didáticas não adequadas e a falta de conteúdos essenciais que geram dificuldade para sua compreensão futura, tornando essa área de conhecimento quase inacessível para alguns. Desta forma, é preciso elaborar cuidadosamente as atividades referentes a esta disciplina, lançando mão das tecnologias, que virão a contribuir para a aquisição dos conhecimentos relativos ao pensamento indutivo, raciocínio lógico-dedutivo, visão geométrica-espacial e pensamento não determinístico.

As possibilidades de se superar as barreiras para o uso efetivo de tecnologias digitais na sala de aula dependem de dois movimentos: do professor enquanto sujeito, no sentido de se formar para uma incorporação tecnológica e do sistema educacional como um todo, enquanto responsável pela implantação de condições para essa formação e demais aspectos relativos à tal inserção. O ensino de Matemática com tal foco favorece a formação de cidadãos aptos a realizar intervenções na realidade, a partir da compreensão de problemas e situações da sociedade atual.
Gerada a partir das necessidades sociais ligadas à economia, política ou até mesmo a questões bélicas, a matemática é uma produção humana, uma manifestação cultural, sendo tanto determinante quanto determinada pelo trabalho, ciência e tecnologia e  deve fazer integração com as demais áreas do conhecimento.
Sendo assim, na prática escolar o trabalho e a pesquisa devem dialogar e integrar as diferentes áreas do conhecimento, as atividades e desafios cognitivos que são apresentados aos estudantes, as propostas do currículo que foi planejado para ser executado, articulando conhecimentos, saberes e informações acumulados pela humanidade.
Para isto, os professores das diversas áreas e disciplinas do ensino médio necessitam repensar e reconhecer as possibilidades, refletir e provocar sua criatividade, seus questionamentos, construção e validade de argumentos, vivenciar processos de pesquisa, implementar diferenciadas abordagens pedagógicas curriculares, realizar planejamentos para projetos integradores entre todas as áreas de conhecimento escolar, possibilitando assim ao aluno do ensino médio a sua formação humana integral.

Elaborado pelos professores do COL. EST. JAYME CANET – ENS. FUND. E MÉDIO POR BLOCOS DE DISCIPLINAS: Ana Paula Franco, Carlos Eduardo Ritter, Eder Valter Camargo, Luciane Aparecida Marco, Rita de Cássia Calixto, Sergio Rogério Teixeira, Vera Lúcia Carlon de Carvalho, Vera Márcia Mortean e Viviane Buba.
Professora Orientadora: Themis de Araújo Gutierrez