Mais de 70% das escolas públicas não têm biblioteca

Mais de 70% das escolas públicas não têm biblioteca

Para equipar todas as 113.269 unidades até 2020, como prevê lei, seria necessária construção de 34 bibliotecas por dia

Segundo estudo, 80,6% das escolas construídas entre 2008 e 2011 não têm biblioteca (Agência Brasil)

 

O Brasil precisa construir 130.000 bibliotecas escolares até 2020 para cumprir a lei 12.244, que obriga as instituições públicas e privadas de ensino do país a manter um acervo mínimo de um livro para cada estudante. Hoje, apenas 27,5% das escolas públicas têm bibliotecas. Segundo levantamento realizado pelo movimento Todos Pela Educação com base no Censo Escolar 2011, só para equipar a parcela carente das 113.269 unidades públicas até o prazo previsto em lei, seria necessária a construção de 34 bibliotecas ao dia.

O estudo compara números do Censo 2011 com os de 2008 e revela que mais de 80% das escolas construídas entre 2009 e 2011 não possuem bibliotecas. Das 7.284 instituições inauguradas no período, pouco mais de 1.500 contemplam o espaço de leitura.

Os estados mais carentes são os das regiões Norte e Nordeste. Na rede municipal do Maranhão, só 6% das escolas têm bibliotecas. Apesar dos piores resultados se concentrarem nesses áreas, São Paulo ostenta um dos piores índices do ranking: 85% das unidades das redes estadual e municipais não têm bibliotecas, totalizando 15.084 unidades carentes.

O prejuízo é enorme: a edição 2012 da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, da Fundação Pró-Livro, mostrou que as bibliotecas escolares são a principal forma de acesso a livros entre crianças e jovens de 5 a 17 anos de idades. "Isso mostra que só a legislação não é suficiente, porque tem lei que realmente não pega", afirma Priscila Cruz, diretora do Todos pela Educação.

As instituições de ensino infantil são as mais prejudicadas. Enquanto 82% das escolas de ensino profissional e 52% das de ensino médio construídas após 2008 possuem biblioteca, apenas 10% das de ensino infantil têm o espaço. O número é um contrassenso, segundo educadores, visto que é na faixa etária dos 5 anos que a criança está descobrindo a língua escrita e precisa ser estimulada a ler.

Comunidades:

Comments

imagem de Felipe Gonçalves Figueira

Compartilho essa reportagem,

Compartilho essa reportagem, pois essa leitura me fez refletir um pouco sobre a situação dos equipamentos necessários às propostas do trabalho com literatura. 

Vote neste Comentário
imagem de Maria Luisa Ferreira Fernandes

Sem livro, sem desenvolvimento

Além de não ter biblioteca, os livros no Brasil são caríssimos. Sem incentivo não criamos leitores, logo não teremos uma sociedade que consiga refletir sobre sua própria condição. Bem conveniente, não?

Vote neste Comentário
imagem de Tatiana da Costa Velho e Carvalho

Maratona pela leitura

Achei essa matéria falando sobre a diiculdade enfrentada pelo grupo da Biblioteca Nacional envolvida no projeto "Livro Aberto", que tem como meta abrir mais bibliotecas pelo país e proporcionar uma melhoria naquelas que já existem, com doação de livros, computadores e ajuda de equipes especializadas. Pena que nem tudo são flores: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/por-dentro-da-biblioteca/maratona-pela-leitura

Vote neste Comentário