INTERVENÇÃO ARTÍSTICA SEUS CAMINHOS SUAS ESCOLHAS

No dia 13 de junho DE 2013, o grupo EM_Diálogo, realizou uma intervenção no pátio do CCB, no intervalo do turno da tarde. Leia abaixo os principais motivos e reflexões sobre esta atividade.

FITAS ENLINHADAS
   O emaranhado de fitas significa as diversas escolhas que temos que fazer ao longo de nossa jornada, também as dificuldades que nos deparamos no nosso dia a dia.

DESENLINHAR DAS FITAS
Na medida em que desenrolávamos as fitas, isso estava representando as opções de escolhas que nos deparamos e que dependerá só de nós para realizarmos as.
Também pode representar as formas e jeitos que todos escolheram ou escolhem na vida para passar um obstáculo.

FITAS E PLANEJAMENTO DA INTERVENÇÃO
Quando começamos a trança-las, cada integrante do EM_Diálogo escolheu um lugar para coloca-las. Uns escolheram um caminho mais fácil, ou seja, se esquivaram do problema, que no caso eram entrelaçar as fitas com criatividade.
“Eu (Alex) coloquei a primeira fita de modo que todos que tentassem atravessa-la passassem por extrema dificuldade, pois existem escolhas difíceis que tem a função de provar que as escolhas mais complicadas são geralmente as mais corretas.”
“Eu (Virgílio) escolhi lugares, para que, por mais que as pessoas tentassem desviar, mesmo assim cruzariam as fitas. Porque, por mais que você faça escolhas tem coisas que você não pode desviar, e a cada escolha que você fizer irá te levar a lugares onde você terá que fazer novas escolhas.”
“Sobre todas as fitas achei muito interessante, porque mostra que nós podemos passar todas as barreiras da nossa forma, na brincadeira, na amizade, no carinho e etc.(Luis)”

INTERVENÇÃO PRONTA: VÁRIAS TENTATIVAS
No começo a galera estranhou, uns começaram a passar entre o emaranhado de fitas e logo desistiram, mas a maioria persistiu, mesmo não conseguindo passar, usaram diversas formas e jeitos para continuar. Poucos foram ousados o suficiente para atravessar esse caminho cheio de escolhas. Já outros não tiveram a mesma ousadia e buscaram um caminho mais fácil, um caminho com escolhas fáceis. Muitas vezes seguiam as escolhas dos outros: quando estavam em grupo, geralmente as pessoas que andavam na frente eram quem decidiam por onde o restante do grupo iria passar. Isso significa que eles estavam seguindo as escolhas dos outros e não estavam fazendo as suas próprias escolhas. Os que passaram pelas fitas no final se sentiram aliviados por terem conseguido, já os que não passaram, não puderam dizer “eu enfrentei o problema e conseguir concluir”.

PARA QUE SERVIU?
Para mostrar que assim como nas fitas, na nossa vida também temos formas e jeitos para escolher e continuar a nossa jornada.

imagem de Mírian Rocha

Intervenção Artística: Conceito

Intervenção  é um tipo de manifestação artística, geralmente realizada em áreas centrais de grandes cidades. Consiste em uma interação com um objeto artístico previamente existente (um monumento, por exemplo) ou com um espaço público, visando colocar em questão as percepções acerca do desse objeto ou espaço. São trabalhos notadamente voltados para uma experiência estética que procura produzir novas maneiras de perceber o cenário urbano e criar relações afetivas com a cidade que não a da objetividade funcional que aplaca o dia-a-dia. Nesse caso fizemos uma intervenção no espaço pátio e refletimos como os estudantes dessa escolas dialogaram corporalmente com esse "novo" espaço.

imagem de Paulo Carrano

Aprender sobre si na escola...

Muito legal a intervenção artística e corporal na escola Castelo Branco, em Fortaleza! Ninguém duvida que a escola é um lugar para se aprender coisas, não é mesmo? Mas, quantas vezes os estudantes tem a oportunidade de aprender sobre si mesmo? O auto-conhecimento não deveria ser tão valorizado quanto os ditos conteúdos currículares? Não deveria ser também o corpo e o conhecimento de si chaves das aprendizagens escolares? Aprender a fazer boas escolhas é caminho para a liberdade. Parabéns pelo trabalho! Sigam interferindo!

Forte abraço!

imagem de Fran Bernardino

Todos entram na brincadeira!

Interessante perceber o estranhamento e 'adentramento' dos outros alunos da escola na instalação proposta pelos alunos de artes visuais. A arte fazendo parte do cotidiano desses jovens e fazendo-os interagir com o meio. Ver o espaço da escola de um outro jeito é super bacana! Parabéns, menin@s!! :)

imagem de Simone Brichta

Oficinas EM DIÁLOGO CE

Apresentando-se como uma iniciativa de intervenção no campo da educação cultural em rede, com foco na sensibilização de temas emergentes que permeiam a vida cotidiana dos  estudantes de Fortaleza na Escola  Estadual Presidente Castelo Branco, as artes são tomadas como forma de aprender pela via subjetiva do conhecimento poético; em teia sensível da educação ambiental, juventude e espiritualidade; na intuição, emoção, criação, percepção e sensibilidade, como forma de envolvimento participativo em comunidades temáticas do Portal Em Diálogo.  # práticaspedagógicas #experiênciasestéticas

imagem de Nilza Santos

muito bom ,um ótimo estudo

imagem de Alex Silva de Oliveira

Esse Video foi muito

Esse Video foi muito interessante de se fazer , por que nem nós (participantes do projeto) sabiamos o que as pessoas iriam fazer ao ver todas aquelas fitas , não sabiamos qual seria a atitude delas e ver que as pessoas passavam por todas as fitas foi muito legal , percebemos que elas estavam dispostas a fazer todo o percurso e comoe elas se divertiam junto conosco , nossa foi uma sensação muito maravilhosa!

imagem de Nilza Santos

muito bom ,um ótimo estudo

imagem de Gustavo Gonçalves Pedrosa da Silva

Foi a primeira oficina em que