Importância das Estações de Tratamento de Água e Esgoto - Tema: Descarte de óleo na rede de esgotos

Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio – PNEM
Distrito Federal
Nome: Robson A. F. Cavalcante
Data: 09/11/2014

Escassez de água - Importância das Estações de Tratamento de Água e Esgoto

Tema: Descarte de óleo na rede de esgotos

1. Situação-Problema

Segundo a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb), o óleo usado em frituras é um resíduo cujo descarte pode representar danos ambientais significativos, com potencial poluidor elevado relacionado aos ambientes hídricos, uma vez que 1 litro de óleo é capaz de poluir 200 litros de água.
O descarte do óleo sobre o solo é igualmente danoso, em especial pela impermeabilização do solo e pela contaminação do lençol freático.
Diante desse problema, esse trabalho tem como objetivo desenvolver uma ação comunitária de ensino-aprendizagem sobre saneamento ambiental por meio de participação dos alunos no projeto Biguá (projeto que tem, entre outras atividades, a coleta de óleo de fritura). Além disso, promover a conscientização dos alunos sobre a importância das Estações de tratamento de água e esgoto (ETA).

2. Problemas encontrados

• Contaminação da água no processo de descarte de óleo em condomínios, escolas, bares, indústrias alimentares, restaurantes e similares no Distrito Federal.
• Contaminação do lençol freático por descarte inadequado de óleo diretamente no solo ou próximo a mananciais e nascentes.

3. Conhecimento do problema na comunidade

Pesquisa de dados sobre as formas de descarte de óleo utilizadas condomínios, escolas, bares, indústrias alimentares, restaurantes e similares. Tal pesquisa será realizada por meio de aplicação de questionários aos donos dos estabelecimentos e aos síndicos quando se tratar de condomínios.

4. Atividades práticas de investigação

• Visitas técnicas as ETA's para conhecimento dos processos de purificação da água (principalmente separação do óleo) e dos dados técnicos das estações tais como: vazão do projeto (quantidade de água tratada), vazão média atual, área de atendimento, tipo de Tratamento e manancial de água utilizado.
• Visita nascentes próximas as áreas residenciais para registro por meio de vídeos e fotos do descarte inadequado de óleos e suas consequências no meio ambiente.

5. Desenvolvimento de práticas para resolução dos problemas

• Divulgação do projeto Biguá aos donos de estabelecimentos e aos síndicos quando se tratar de condomínios
• Conscientização dos alunos por meio de aulas sobre a importância das ETA em diversas disciplinas, com objetivo de promover uma mudança de hábitos no processo de descarte de óleo em suas residências e condomínios.
• Visita aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) que utilizam o óleo recolhido no projeto Biguá para produção de Biodiesel a ser utilizado em frota própria e de terceiros e a produção de sabão em espaços comunitários.

6. Objetivos das ações propostas

• Desenvolver um processo de ensino-aprendizagem dos aspectos sócio ambientais envolvidos na conservação dos mananciais de agua potável.
• Promover ações efetivas que conscientizem os alunos e a comunidade escolar sobre necessidade do descarte adequado do óleo.

7. Conteúdos abordados pelas áreas do conhecimento:

• Ciências da natureza e suas tecnologias: processos de separação de misturas, soluções, parâmetros físico-químicos e microbiológicos da água, preservação ambiental, reutilização de materiais, processo de saponificação e aspectos envolvidos na poluição da água.
• Matemática: cálculo de vazão, unidades de medida (p. ex. unidades de volume) e produção de gráficos.
• Ciências humanas e suas tecnologias: ética e cidadania, comportamento social: aprendizado sobre sustentabilidade e uso consciente da água.

8. Referências:

1. Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba : UFPR/Setor de Educação, 2014.
2. http://www.caesb.df.gov.br/projeto-bigua.html
3. http://www.caesb.df.gov.br/agua/unidades-de-tratamento8.html