A Importância da Água

PLANEJAMENTO DE UMA UNIDADE DE ENSINO, ENVOLVENDO OS COMPONENTES CURRICULARES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA

A área das ciências naturais envolvem inúmeras curiosidades a cerca do mundo e do ambiente, que despertam nos estudantes do ensino médio incentivos a buscar conhecimentos além da sala de aula. Surgem dúvidas quanto à origem do universo e os questionamentos próprios da humanidade sobre fenômenos biológicos, químicos e físicos. Neste contexto estão inseridos os objetivos curriculares das ciências naturais que devem auxiliar os estudantes na tentativa de entender estes enigmas interessantes e desafiadores da vida no planeta. Esta tarefa não é fácil e talvez a humanidade ainda continue se questionando, mas cabe aos educadores indicarem o caminho para estes entendimentos.

Dentre as perguntas sem respostas ainda existe uma que necessita da nossa atenção: “a água vai acabar um dia?”, “até quando teremos água potável em nosso país?” Sobre este tema sugerimos como prática educacional um plano de ação voltado para a problemática dos recursos hídricos, como tema central e “a escassez de água em algumas cidades brasileiras” como tema interdisciplinar. Todos os professores que ministram aulas nas disciplinas das ciências naturais realizariam um planejamento de aulas com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica da importância deste tema para o futuro do planeta e de nosso país.

Promoção de palestras e debates sobre o assunto e seus desdobramentos poderia ser tratada de forma a conscientização de todos da importância dos cuidados com os mananciais e a preservação dos recursos hídricos, bem como uma avaliação do impacto ambiental, como decorrência do grande crescimento populacional e avanço das grandes metrópoles, aonde o consumo de água, a cada dia, vem se tornando uma questão de compromisso por parte dos governantes e acima de tudo da população em geral, que neste momento, estão sendo exigida mais atenção quanto à utilização de forma racional, visando à economia e a redução de gastos desnecessário da água.

Por fim os estudantes poderiam construir uma cartilha com a orientação dos professores das diversas disciplinas das ciências naturais ensinando a todos como economizar este líquido tão precioso, que não pode ser substituido por nenhum outro. E que infelizmente pode um dia ser raridade, se não houver mais conscientização de que a vida no planeta depende exclusivamente da importância da água entre nós.