II Seminário Nacional do Pacto Pelo Fortalecimento do Ensino Médio Médio

Apresentação da Fanfarra Treme Terra. Alunos do Ensino Médio de Curitiba.

Nos dias 20 e 21 de outubro, o Ministério da Educação em parceria com a Universidade Federal do Paraná realizou em Curitiba/PR o II Seminário do Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio Médio.

O evento reuniu no Hotel Bourbon aproximadamente 250 pessoas entre, coordenadores do Pacto pelas Universidades, representantes das Secretarias Estaduais de Educação de todo o Brasil e integrantes da equipe UFPR.

O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio é uma proposta do Ministério da Educação, lançada em 2013, que tem como objetivos:

- Contribuir para o aperfeiçoamento da formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio;

- Promover a valorização pela formação dos professores e coordenadores pedagógicos do Ensino Médio e

- Rediscutir e atualizar as práticas docentes voltadas para esta etapa de ensino

Para isso, o Pacto tem a adesão das secretarias estaduais, de universidades públicas e dos professores do ensino médio dos 27 estados.

O País tem 495,6 mil docentes desta etapa do ensino, que lecionam em 20 mil escolas públicas. O primeiro Seminário aconteceu em novembro de 2013 também em Curitiba e teve como objetivo organizar o processo de formação nos estados.

Neste II Seminário, os objetivos foram os de avaliar o processo formativo de formação continuada dos professores de Ensino Médio, discutir as Políticas do Ensino Médio no Brasil, os programas e ações do Mec.

Foram apresentados durante o evento as experiências da primeira etapa da formação continuada em cada dos Estados da federação.
Foi discutido sobre o Monitoramento da implementação e execução do Pacto do Ensino Médio.

Constituiu-se em um dos objetivos desse II Seminário Nacional a discussão da Proposta e organização da 2ª Etapa de formação do Pacto Nacional pelo fortalecimento do Ensino Médio e apresentação dos Cadernos e do grupo de autores que ficaram responsáveis por cada um dos cinco cadernos que fazem parte da segunda etapa da formação continuada dos professores do ensino médio.

Os cinco cadernos foram apresentados por um dos autores do caderno que ficou responsável em apresentar de forma sucinta as principais temática abordadas.

Os cinco cadernos são: OTP (Organização do Trabalho Pedagógico), Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática.

Os cadernos da etapa II do Pacto podem ser visualizados na íntegra em http://www.observatoriodoensinomedio.ufpr.br/pacto-nacional-pelo-fortale...

Profa. Dra. Maria Beatriz Luce - Secretária de Educação Básica do Ministério da Educação

Professora Dra. Monica Ribeiro da Silva. Coordenadora do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio - UFPR

Apresentação das experiencias na formação do Pacto na região Centro Oeste.

Prof. Dr. Sérgio Camargo - Autor do Caderno de Ciencias da Natureza

Fotos: Gilson Camargo