História da educação

Equipe do Colégio Estadual Ângelo Gusso.

O contexto histórico menciona que ocorreram mudanças na estrutura organizacional da educação. Porém no Ensino Médio ainda temos vários desafios a serem superados como :  a falta de infraestrutura das escolas e de recursos pedagógicos necessários para favorecer condições de ensino e aprendizagem, para que ajude a estimular alunos e professores.Valorizar os educadores, para que não precise cumprir a carga horária em várias escolas, contribuindo para que o planejamento seja realizado e o currículo trabalhado de forma contextualizada de acordo com a realidade do educando, contribuindo para diminuir o índice de evasão escolar, e elevar o IDEB.

imagem de IEDIO JOAO CARABOLANTE

Olá! Muito bem colocado pelo

Olá!

Muito bem colocado pelo professor Mario Sergio Cortella, pois na atualidade

tudo é importante, menos a verdadeira função da família  que é a educação

dos filhos. Precisa-se urgentemente rever os conceitos e os valores que deveria

estar presentes nas famílias. A escola deve ter essas condições básicas (educação

dos alunos) para que possa desempenhar seu papel que é contribuir na formação

(escolarização) dos alunos (filhos).

imagem de Joseane Dittmann

Gostei muito desse vídeo

Gostei muito desse vídeo quando vi. O que sempre pensei, mas ninguém me dá atenção!!!

imagem de Joseane Dittmann

Gostei muito desse vídeo

imagem de ALEXANDRE CELSO VASCONCELOS

A Proclamação da República

A Proclamação da República representou o rompimento com um regime político e buscou um modelo diferenciado para uma nova estrutura administrativa, procurando representar os novos ideais políticos, estabelecendo uma nova relação de poder. A defesa da instrução como elemento de integração do povo à nação,  necessitava da produção de uma nova escola, organizada de acordo com os interesses do projeto  educacional da nova ordem que se implantava ou seja,  o papel de formação do cidadão republicano, consolidando o novo regime e promovendo o desenvolvimento social e econômico.Percebe-se também  que  devido ao  pensamento iluminista trazido da Europa por intelectuais e estudantes de formação laica, positivista, liberal, que a teoria da educação brasileira pode caminhar de forma lenta. Tanto o positivismo como o liberalismo, atribui a certas instituições o papel de incutir no homem, desde a sua infância, os princípios que os fundamenta. A escola, consequentemente, a educação, será considerada por essas duas correntes como o meio pelo qual será possível construir a sociedade idealizada por cada uma delas.

imagem de Antonio Carlos de Paula Brandão

Escolarização x Educação - Ótima definição e diferenciação.

O prof.Mário Sérgio Cortella,foi muito claro e objetivo, nesta definição e diferenciação entre Educação e Escolarização.

Para a escola e professores, estão sendo atribuídas as duas funções. As famílias entregam os filhos na escola esperando que sejam Educados e Escolarizados.Atualmente os professores e as escolas estão com uma carga de atribuições muito grande. Com a escola integral e aulas no contraturno, os alunos permanecerão mais tempo na escola,exigindo  escolas com infraestrutura adequada.Estamos diante de um desafio.