Gravidez Precoce

Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio

Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro

Valença - RJ

Colégio Estadual Daura Silva Barbosa

Artigo

Gravidez Precoce

Nossa escola, situada em um bairro periférico da cidade, vive um momento onde, em diversas turmas, estão presentes alunas grávidas; com o agravante que a maioria absoluta é menor de idade e já tem ciência de métodos contraceptivos. Criando uma realidade de pessoas instruídas, mas ainda assim gerando uma problematização no ambiente escolar.

A partir dessa temática foram realizados uma palestra e um debate abordando assuntos relacionados à gravidez precoce e suas consequências na vida dos adolescentes.

Os alunos do 3° ano do Ensino Médio assistiram a vídeos explicativos sobre as DST e debateram as suas visões sobre essa realidade. Os estudantes mostraram-se bem informados embora não apresentem preocupação com as consequências e responsabilidades do que seus atos possam trazer posteriormente.

Embora o debate sobre a presença da família como fundamental pelos próprios alunos, foi apresentada uma realidade onde a abertura ao diálogo familiar é mínima.

Os estudantes estudantes relataram que preferem pesquisar na Internet por conta própria, a terem que se expor aos pais. Concluíram que uma cultura onde o importante é viver o presente é uma possível causa de não usarem os métodos contraceptivos, criando uma realidade de jovens pais e mães despreparados.

 

Professores: Juarez, Patrick, Jaqueline, Virginia, Josiane, Renata, Ailton, Bruno e Ana Paula.    

 

 

Comunidades:

Comments

imagem de janiria oliveira porto

Gravidez precoce

Vivemos uma  realidade semelhante em nossa escola.Cada dia  ficamos mais preocupados com e,,esta situação.Percebemos que o problema não é falta de informação mas sim a preocupação imediatista dos nossos jovens.Informações sobre os método eles possuem ,só nao fazem uso dos mesmos.

Vote neste Comentário