Gravidez na adolescência e as DSTs – um mal que se agrava.Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio-Ciências da Natureza

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO DA ESCOLA ESTADUAL CONQUISTA D’OESTE - MT
Professoras: Vilma Barbosa da Silva Onça  e Leidmar Gervásio Mendes
Pacto Nacional Pelo Fortalecimento do Ensino Médio-Ciências da Natureza - Etapa II – Caderno III

Gravidez na adolescência e as DSTs – um mal que se agrava.

Este artigo tem o objetivo de expor o resultado da atividade interdisciplinar do curso do PACTO (Programa de fortalecimento do Ensino Médio) no módulo da Ciência da Natureza, caderno III, realizada na Escola Estadual Conquista do Oeste, MT.
Na visão dos autores Chassot, Krasilchik; Marandino, e Santos; Schnetzeleros nos quais visualizam um modelo de ensino de Ciências transformando-se em um instrumento para a alfabetização científica dos cidadãos, que os ajuda a compreender os problemas da sociedade atual e os capacita a tomarem decisões fundamentadas e responsáveis.
De acordo com alguns problemas que surgem no cotidiano de nossa escola e tendo em vista o resultado da pesquisa diagnóstica sobre o assunto aplicada na turma de 1° ano B, período vespertino, onde foram entrevistados 20 alunos, cujo resultado chamou nossa atenção para o assunto e a necessidade de vários esclarecimentos quanto a métodos anticonceptivos e prevenções das DSTs, sendo que: 90% dos alunos acham que a idade correta para se engravidar é 18 anos, mas 10% ainda diz que pode ocorrer uma gravidez em qualquer idade; 80% sabem que a menina pode engravidar após primeira menstruação, porém 10% acredita que elas pode engravidar antes da primeira menstruação e  10% não soube informar; 70% dos alunos sabem o que são as DSTs, entretanto 30% não sabia o que são as DSTs.
Diante dos resultados obtidos fez se necessário a apresentação de uma palestra abordando o assunto, esclarecendo aos alunos os perigos e problemas que uma gravidez indesejada pode causar, apresentando as estatísticas regionais, estaduais e mundiais, e ainda com apresentação de fotos de grande impacto emocional de abortos e doenças sexualmente transmissíveis e como preveni-las.
Cada vez mais os pais de adolescentes se veem em situações não agradáveis com relação a saúde dos filhos, nos tempos de mídia e muitas informações as vezes não notamos o quanto esse problema tão antigo vem se agravando. Desde nossos ancestrais há históricos de doenças sexualmente transmissíveis que levavam a morte e as adolescentes engravidavam e seus filhos eram tirados de suas mães e entregues a conventos ou a porta de alguém.
Portanto, é fundamental o despertar dos pais, responsáveis e governantes à necessidade de um planejamento familiar e melhorias nas políticas públicas para desenvolvimentos de projetos afim de que esses menores antes que entrem nas estatísticas, se centrem na estabilidade familiar e princípios saudáveis, antes que nossos jovens sofram mais com sua saúde mental e física.

Referencias bibliográficas

Brasil. Secretaria de Educação Básica-Formação de professores do ensino médio, Etapa II - Caderno III : Ciências da Natureza / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica; [autores : Daniela Lopes Scarpa... et al.]. – Curitiba FPR/Setor de Educação, 2014. 48p.
BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 23 de dez 1996, p. 27833. Disponível em http://legislacao.planalto.gov.br/legisla/legislacao.nsf/Viw_Identificac... Acesso em: 12/8/2014
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 5ª ed. Ijuí: Unijuí, 2011
KRASILCHIK, M. Reformas e realidade: o caso do ensino das ciências. São Paulo Em Perspectiva, v. 14, n. 1, 2000. Disponível em http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9805.pdf Acesso em: 14//2014.
SANTOS, W. L. P.; MORTIMER, E. F. O Ensino de C-T-S (Ciência, Tecnologia e Sociedade) no Contexto da Educação Básica Brasileira. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências. Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 1-23, 2000.
SANTOS W. L. P e SCHNETZLER, R. P, Educação em Química: compromisso com a cidadania. Ijuí: Editora Unijuí, 2003.

imagem de Silvana Paulo Socorro Martins

Gostei do vi e li

Bom dia caras colegas, gostei muito do que li e vi o esforço de sua equipe para realizar esta tarefa muito bo saber que podemos contar com profissionais capacitados e comprometidos com a aprendizagem de nossos alunos. Abraços de sua orientador de estudos.

Vote neste Comentário