A formação de um professor crítico

A prof. Maria Aparecida Lima dos Santos é pesquisadora do Grupo Oficinas de História e conta nessa entrevista fornecida ao site Oficina de História sua experiencia do PIBID na licenciatura de história da UFMS.

“O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior - CAPES. Na UFMS temos um Programa Institucional, com um projeto que acopla subprojetos das diferentes áreas. O curso de licenciatura em História de Três Lagoas da UFMS é o único curso que faz parte do Programa com o subprojeto/História. A ênfase é na formação de um professor crítico, reflexivo, conhecedor da realidade escolar e preparado para o enfrentamento dos problemas cotidianos.

Um dos principais objetivos é, a partir de sua vivência no espaço escolar, bem como do estudo das questões específicas que envolvem o ensino de História, dar sentido à teoria que o aluno aprende na universidade, potencializando sua qualificação para a prática em sala de aula. Um dos efeitos do PIBID requeridos pela CAPES é a inspiração de mudança de concepção nos estágios obrigatórios, tornando-os efetivos espaços de preparação para o trabalho na escola. Na História, esse processo encontra-se em andamento a partir de diferentes ações. Um dos exemplos é que o PIBID encontra-se articulado ao projeto de extensão intitulado ‘Ensinando uma outra h(H)istória’, o qual tem como foco a formação dos professores em serviço. A este projeto encontram-se vinculados também acadêmicos que cursam a disciplina de Estágio Obrigatório em um novo formato, mais orgânico e que obedece alguns dos princípios aplicados ao PIBID.

Atualmente, o Programa conta com 10 (dez) estagiários e 1 (um) professor supervisor (docente da escola Dom Aquino Corrêa). Todo o grupo está sob a coordenação da profa. Dra. Maria Aparecida Lima dos Santos, docente do curso de História da UFMS/Três Lagoas.
O fato de o programa estar vinculado a CAPES é um passo importante rumo à melhoria da qualidade dos cursos de formação de professores no país. Segundo o site da CAPES, “a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) desempenha papel fundamental na expansão e consolidação da pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado) em todos os estados da Federação. Em 2007, passou também a atuar na formação de professores da educação básica ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior”.

Maiores informações podem ser obtidas no site http://www.pibid.ufms.br/”

Tags:

imagem de SINARA FERREIRA PORTO

A importância do PIBID na minha fomação

Durante dois anos fui bolsista do Subprojeto Humanas 2 do PIBID Diversidade da UFVJM. Nós estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo iniciamos em janeiro de 2012 e  finalizamos em fevereiro de 2014 na Escola Municipal Boa Sorte l no município de Almenara-MG, onde focamos inicialmente três eixos transversais – trabalho e consumo, saúde e pluralidade cultural, relacionados aos conteúdos programáticos do 6º ao 9º anos, em especial aqueles relacionados às áreas de linguagens e códigos (leitura e escrita), ciências e história do ensino fundamental.

Ao fazer parte desse programa, tive a oportunidade de conhecer a realidade dos estudantes do campo, suas dificuldades com o transporte, suas necessidades na aprendizagem dentro e fora da sala de aula. Juntos, adquirimos e compartilhamos conhecimentos sobre a origem das comunidades dos alunos, fizemos trabalhos de pesquisa envolvendo as famílias, enfim. Como resultado desse trabalho, tivemos a publicação de um Almanaque – Saberes do Campo, onde foram registrados alguns trabalhos feitos em sala, relatos dos alunos sobre o pibid na escola, e por último um livro de memórias no qual cada estudante conta a história de sua trajetória escolar.

Através do PIBID, não só contribuímos com a nossa participação, como também levamos para a escola uma aprendizagem diferente, e com o apoio da CAPES a escola recebeu vários materiais escolar, que foram essenciais para a concretização de alguns trabalhos. Com essa experiência, aprendi que antes de nos formarmos para professores precisamos ser observadores, pois, não basta entrar numa sala de aula e passar o conteúdo simplesmente, é importante conhecer sua escola, seus alunos, suas famílias, sua história. Essas informações são úteis para ajudar não apenas o professor a lidar com seus alunos, mas contribuir no desenvolvimento do próprio estudante.

Vote neste Comentário
imagem de Priscilha de Oliveira

Experiência com o projeto do PIBID

Obrigada Sinara por compartilhar sua experiência com o projeto do PIBID.  Realmente é muito importante a capacitação do professor para ele aprender a lidar com as dificuldades, carências, necessidades dos alunos para realizar um trabalho que tenha grande abrangência e contribua para o desenvolvimento do estudante.

Fique à vontade para dialogar conosco sobre suas experiencias, visões e contribuir para o diálogo nessa comunidade!

Vote neste Comentário