Festival de Política com Mario Sergio Cortella

Mario Sergio Cortella fala sobre a política e como podemos fazê-la em uma palestra no Festival de Política. 

Segundo ele "Esperançar" é correr atrás, se juntar e nunca desistir. O que é bem diferente de esperar.

Em relação à política, ele conclui que muitas vezes usamos a expressão:
"Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come", mas ele acrescenta uma frase à expressão: "mas se juntar, o bicho foge."

Com isso, Cortella fala sobre a importância das ações coletivas, da união das pessoas em prol de um bem comum. Segundo ele: "os ausentes nunca tem razão"... Aqueles que se omitem, que são coniventes, não participam das decisões.

Mario Sergio discute sobre a questão do poder, sobre o objetivo principal, que de acordo com ele: "A finalidade do poder é servir." "Todo poder que ao invés de servir, é um poder que se serve, é um poder que não serve."

Você concorda com a posição do filósofo? Para você, qual é a melhor maneira de lutar por um bem comum? Em relação ao poder, os políticos assumem essa forma de poder que serve à população? O que poderíamos fazer para mudar esse cenário? Dê a sua opinião.

Sobre o autor: Mario Sergio Cortella é um filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação.

Comunidades: