ETAPA II – CADERNO V / MATEMÁTICA – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14

PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO
CEEJA DONIZETE ROMUALDO DA SILVA
ESPIGÃO DO OESTE - RO

Orientadora de estudos : Haviany Oliveira Bitencourt

Equipe:
Delzira de  Araújo Campos
Ediana Lenke
Inesio Porn
Jean Pierre Burato
Marcia Feitosa Teodoro
Sinézio Ferreira da Costa
Schirley Kreitlow de Souza
Sérgio Gimenez Leme de Oliveira
Maria Helena de Souza

 

TEMA: Contribuições dos tipos de pensamentos matemáticos para a vida do indivíduo.

INTRODUÇÃO

A matemática é um saber essencial para a vida do ser humano, uma vez que contribui para que a pessoa consiga ler, interpretar dados de um jornal, revista ou até mesmo nos noticiários de TV, nos quais são utilizados valores numéricos em diversas formas. Outrossim, o estudo da matemática contribui para a formação plena do educando como um ser crítico, auxiliando-o na resolução de problemas desde os mais simples do dia a dia até as mais complexas situações.
Não podemos esquecer também que o desenvolvimento do raciocínio matemático auxilia no bom desempenho do aluno em outros componentes curriculares, como é o caso dos pensamentos dedutivo, não-determinístico, lógico-dedutivo e geométrico-espacial.

DESENVOLVIMENTO

DESENVOLVIMENTO

* Linguagens (Língua Portuguesa) : Produção textual, Tipologia: dissertação argumentativa -  Pensamento dedutivo: 1ª premissa,  2ª premissa  e Conclusão

* Linguagens (Arte):  Obra cubista -  Visão geométrico-espacial

* Ciências Humanas (História):  Aumento da expectativa de vida -  Pensamento não-determinístico (probabilidade); Pensamento indutivo

*Matemática:  Notas abaixo da média em uma determinada disciplina -  Pensamento lógico-dedutivo

* Matemática:  Relação de compra e venda, observando a adição e subtração com números inteiros -  Pensamento lógico-dedutivo.

CONCLUSÃO

A área de conhecimento da matemática está inserida no cotidiano do ser humano. Para tanto, é importante que o aluno realize atividades que o faça raciocinar e perceber a importância dos cálculos. Esse aprendizado contribui para o desenvolvimento cultural, intelectual, crítico, criativo e capacidade de argumentação do aluno, conhecimentos esses que completam a formação plena tão necessária para o bom desempenho em sociedade.

REFERÊNCIAS

BRASIL, Secretaria de Educação Básica. Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio. Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. Etapa II; Caderno V.2014.

Comunidades:

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Reflexão Ação Pág 14 Formação de Professores PACTO NACIONAL PEL

ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – ENSINO MÉDIOSECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃOTRAV. JOÃO TIMÓTEO DE ANDRADE S/N – PANELAS – PE / CEP: 55.470-000REG. FED. Nº 5298 DE 23/07/1998 – CNPJ Nº 10.572.071/2217-12TEL: 3691-2703 E-MAIL: escgregoriobezerra@gmail.com

ETAPA II – CADERNO V / MATEMÁTICA – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14

Orientadora: Deony CléciaProfessores: José Cícero da Silva, Lisângela Anuska da Silva Araújo, Maria Lucineide da Silva Santos, Maria José Correia da Silva, Diógenes de Lima, José Jardiel Cordeiro.

                    Pensamos sobre o assunto e usamos textos, com a indicação de atividades que pode-se ser pensadas por várias áreas ou componentes curriculares. Em grupo, analisamos um conjunto de atividades realizadas com os estudantes no período de uma semana. Foram analisadas as atividades de todos os componentes curriculares de uma determinada turma de estudantes na tentativa de observar e identificar os tipos de pensamentos matemáticos que possam estar presentes nessas atividades.

 COMPONENTES CURRICULARES BREVE DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE TIPOS DE PENSAMENTO MATEMÁTICO ENVOLVIDOS

1º • Os Egípcios • Exposição de figuras;• Exibição de filmes. • Matemática financeira.1º • Célula – Unidade da vida • Exposição Visual;• Leitura e produção de texto. (desenho). • Geometria espacial.1º • Gênero textual • Material completo;• Receitas diversas;• Exploração e construção do gênero. • Geometria plana;• Probabilidade.

                      No texto dessa Unidade fizemos a afirmação de que há um predomínio, nem sempre desejável, do pensamento lógico-dedutivo nas atividades propostas em Matemática. Você, Professor de Matemática concorda com isso? Ou o dominante é mesmo a mera prescrição de regras e procedimentos sem comprovação?

                       Com os dados completos dessa tabela, é possível identificar os tipos de pensamento matemático, em todas as atividades? Quais serão os tipos de pensamento mais frequentes na sua área? A partir das explicações e exemplos feitos no texto, pode-se verificar o que foi afirmado em relação a ser o pensamento lógico-dedutivo o mais usado nas atividades de Matemática? Como produzir maior equilíbrio em relação aos diversos tipos de pensamento matemático? Como isso pode auxiliar em planejamentos individuais e coletivos que apontem a escolha do que será trabalhado com os jovens?

Respostas das questões dos parágrafos anteriores localizados na ETAPA II – CADERNO V / MATEMÁTICA – REFLEXÃO E AÇÃO PÁGINA 14

1 – Sim;2 – Geometria;3 – A ideia do que se aprende não se usa no dia- a- dia;4 – Por mostrar como o assunto é usado no cotidiano!5 – trabalhar conteúdos que façam parte do dia-a-dia do aluno.

 

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ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41CRIS

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41Enviado por JOSÉ CÍCERO DA SILVA em dom, 17/05/2015 - 22:59.ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – ENSINO MÉDIO/ TRAV. JOÃO TIMÓTEO DE ANDRADE S/N – PANELAS – PE / CEP: 55.470-000REG. FED. Nº 5298 DE 23/07/1998 – CNPJ Nº 10.572.071/2217-12TEL: 3691-2703 E-MAIL: escgregoriobezerra@gmail.com

 

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELAS UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR: BIOLOGIA, FÍSICA, HISTÓRIA, GEOGRAFIA, MATEMÁTICA, PORTUGUÊS E QUÍMICA.PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIOREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.

Resumo

Este trabalho, de cunho teórico e prático, teve como principal objetivo analisar a relação entre a comunidade estudantil e sociedade, tendo como referencial a crise atual na distribuição de água do Elo Compensa e tratamento da mesma. Para tanto, o artigo inicialmente analisa a questão do abastecimento de água, a partir de uma dimensão histórica do município de Panelas - PE. A seguir, é explorada a temática “crise da falta de água” enfrentada atualmente, sugerindo que a proeminência do desenvolvimento populacional do município e a falta de investimentos pelos órgãos responsáveis justificam o tal caos no momento atual, mais especificamente pelo conhecimento adquirido através de pesquisas pelos estudantes dos 2º Anos do turno da tarde, sobre as fontes de água do município. O artigo discute o conceito de soluções inovadoras sustentáveis para a utilização, conservação e preservação da água. Por fim, é abordada a relação entre a comunidade e a empresa de abastecimento, destacando a importância de cada indivíduo na preservação, reaproveitamento e utilização consciente da água, considerando as três dimensões da sustentabilidade – social ambiental e econômica.Palavras-chaveUtilização, água; crise; Preservação; sustentabilidade; reaproveitamento; abastecimento, organização inovadora sustentável; Socioambiental;

ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO P.41

PACTO NACIONAL PARA O FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIOREFLEXÃO E AÇÃO DA ETAPA II - CADERNO III, pag. 41.NOME DA ESCOLA: ESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA, PANELAS – PE.ORIENTADOR (A) DE ESTUDO: DEONY CLECIA DE MIRANDAPROFESSORES CURSISTAS: José Cícero da Silva, Simone Cavalcanti Soares, Maria José Correia da Silva, Maria das Dores e Silva, Ednilza Maria da Silva, José Jardiel Cordeiro, Valdir de Barros Correia.TEMA: CRISE NO ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM PANELASPublico alvo: Alunos do Ensino Médio

INTRODUÇÃO

O trabalho educativo sobre: “A crise no abastecimento de água em Panelas, a ser realizado na escola tem como proposta proporcionar aos alunos a chance de se tornarem protagonistas da conscientização, pois ao aprender a devida utilização, preservação e reaproveitamento, eles tornam-se fiscais de suas próprias casas. Repassam a informação compreendida durante o Projeto educativo para casa e ensinam os pais e vizinhos.Assim a escola tendo a função de mediadora e provocadora de mudanças propõe através deste projeto uma melhoria nas atitudes dos estudantes e da comunidade escolar em geral. A situação de abastecimento de água é complexa. Esta situação é também preocupação constante dos educadores desta escola, que desenvolverá atividades reflexivas dentro e fora da escola, enfrentando em conjunto com a comunidade de alunos, pais e órgão competentes, as causas da falta prolongada de água.

JUSTIFICATIVA:

Panelas cidade centenária de 144 anos, e com tantas fontes de água mineral, ainda vive a enfrentar durante o período de estiagem, grandes crises no processo de abastecimento de água por falta de investimentos em reservatórios deste tão precioso líquido que é a água.OBJETIVOS•Objetivos Gerais: Orientar aos alunos que a ação mais simples para preservarmos a pouca água acumulada nos desprovidos reservatórios de nosso município, é utilizando-a de forma consciente, Já que as autoridades competentes não se mobilizam com as devidas ações para ampliação de nossos reservatórios e da rede hidráulica.

•Objetivos específicos

- Conscientizar a comunidade escolar sobre o dever de cada um no processo de preservação da água.- Reconhecer como os hábitos de cidadania ajudam a manter o equilíbrio na correta utilização e reutilização da água.- Enxergar o quanto de água é desperdiçado todos os dias com a utilização indevida.- Identificar as medidas corretas em atividades diárias para evitar o desperdício;- Conhecer as formas de tratamento da água;

MÉTODOLOGIA

Para o desenvolvimento deste tema A crise no abastecimento de água em Panelas – PE a nossa meta foi envolver a comunidade escolar acerca do projeto trabalhando através da interdisciplinaridade, onde cada professor,  adequou seus conteúdos a temática.Componentes curriculares:Historia : Pesquisar a historia da cidade e fontes de águas locais.Geografia: Mapear os bairros e sítios que apresentam fontes de água.Biologia: Estudo sobre a importância da água para preservação e existência da vida no planeta.Português :Leitura de texto informativos sobre o tema estudado, confecções de panfletos e produções textuais.Matemática: Elaboração de gráfico de dados dos locais e quantidades de fontes de água existentes em nosso município.Recursos didáticos:• Panfletos• Internet• Cartazes• Pesquisa de campo• slides1ª etapa : Divulgação do tema A crise no abastecimento de água em Panelas: vídeos , exposição oral e visual com slides.2ª etapa : Desenvolvimento do tema : Divisão das tarefas para cada grupo e turma;3ª etapa : Apresentação dos temas de acordo com o que foi divididos para cada turma no decorrer do projeto : seminários, palestras, cartazes, visitas de conscientização, culminância do Projeto.4ª etapaAvaliação: Serão avaliados os seguintes critériosa) Aprendizagemb) Participaçãoc) Organizaçãod) Espírito de Equipee) Comportamentof) Comprometimento do grupo

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticoswww.srhe.pe.gov.br/ data de acesso: 13/04/2015Como evitar o desperdício de água - Sanesul - Empresa de ...www.sanesul.ms.gov.br/conteudos.aspx?id=11 acessado em 13 de Abril de 2015.Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidadewww.pe.gov.br › Secretarias/ acessado em 10 de Abril de 2015.SECRETARIA DO ESTADO DO MEIO AMBIENTE Companhia Ambiental do Estado de São Paulo. 14 • DEZ • 2009. Disponível em http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana/uploadAddress/projeto_unopar[29421].pdf

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ATIVIDADE DO PACTO ETAPA II CADERNO III REFLEXÃO E AÇÃO

PROGRAMA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO  ENSINO MÉDIOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCOESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – Panelas – PEPROFESSORES CURSISTAS: Elba Vilar de Araújo Lira, Maria das Dores e Silva, Maria Ednilza, Maria Elisangela dos Santos, Simone Cavalcanti Soares e Valdir de Barros CorreiaORIENTADORA DE ESTUDO: Deony Clécia Nogueira de MirandaETAPA II – Caderno V - MatemáticaAtividade da página 39Subprojeto: Produzindo literatura de cordelPÚBLICO ALVO: Estudantes da 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino MédioCOMPONENTE CURRICULAR: Língua Portuguesa, Biologia, Matemática e Metodologia da Língua Portuguesa.Dimensões: Trabalho, cultura, ciência e tecnologia

Objetivos: Despertar o interesse dos estudantes pela leitura de obras clássicas Incentivar os estudantes a produzirem cordéis

Procedimentos metodológicos: A partir da leitura dos clássicos, os estudantes produzirão cordéis.

Processos adequados de avaliação para o subprojeto: A avaliação será realizada através da participação, desempenho e atividades produzidas pelos alunos. Na produção dos cordéis, os seguintes aspectos serão observados:

Adequação discursiva:  Se a organização geral obedece à uma ordem narrativa;se há descrição de lugares e personagens;  se foram utilizadas palavras e expressões próprias dos cordéis.Adequação linguística:  Se as vozes do texto (narrador e personagens) se intercalam de forma organizada e bem marcada; se o uso de tempos verbais e indicadores de espaço ajudam o leitor a se situar durante a leitura.Estilo: se o autor busca um jeito próprio de reescrever a versão de um clássico da literatura.Convenções da escrita:   se o texto atende às convenções (ortografia, pontuação, acentuação).

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PROGRAMA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO SEC

PROGRAMA PACTO NACIONAL PELO FORTALECIMENTO DO  ENSINO MÉDIOSECRETARIA DE EDUCAÇÃO DO ESTADO DE PERNAMBUCOESCOLA ESTADUAL GREGÓRIO BEZERRA – Panelas – PEPROFESSORES CURSISTAS: Diógnes de Lima, Elba Vilar de Araújo Lira e Maria Elisangela dos Santos.ORIENTADORA DE ESTUDO: Deony Clécia Nogueira de MirandaETAPA II – Caderno III - CIÊNCIAS DA NATUREZAAtividade da página 41PROJETO INTERDISCIPLINARTEMA: Efeito estufaTÍTULO: Os impactos do efeito estufaPÚBLICO ALVO: Estudantes da 3ª série do Ensino MédioCOMPONENTES CURRICULARES: Língua Portuguesa, Biologia, Física e Química.

RESUMOO presente artigo vem abordar uma importante temática no contexto escolar. Como vimos constatando, os problemas ambientais vêm se agravando diariamente, trazendo profundos impactos e danos à sobrevivência de várias espécies no planeta.  Pesquisas vêm mostrando que está havendo uma alta emissão de gases, como gás carbônico, metano e óxido nitroso para a atmosfera, aumentando assim o efeito estufa. As atividades propostas nesse projeto estão organizadas de modo a envolver os estudantes do terceiro ano do ensino médio em ações significativas, exigindo mudanças dos hábitos dentro da escola e na comunidade, resultando no uso consciente dos recursos naturais e consequentemente na contenção do efeito estufa e também da poluição, mostrando os caminhos para o convívio social voltado ao respeito e à sustentabilidade.PALAVRAS CHAVE: efeito estufa, sustentabilidade, meio ambiente.

INTRODUÇÃOA indevida utilização dos recursos naturais tem causado inúmeros problemas ambientais em todo o planeta. Na cidade de Panelas-PE, é possível perceber diariamente os impactos ambientais provocados pelo desrespeito à natureza, como as crescentes ondas de calor, provocadas pelo aumento da temperatura, ou ainda, a falta de chuvas para irrigar as plantações, e a falta de água nas casas de seus habitantes, havendo a necessidade de um programa de racionamento de água, implementado pela COMPESA – Companhia Pernambucana de Saneamento, no qual a população fica vários dias sem receber água nas torneiras.Assim, torna-se indispensável a busca do desenvolvimento sustentável,  a partir de ações desenvolvidas com os estudantes na Escola Estadual Gregório Bezerra, de forma a serem seguidas na comunidade, uma vez que não se pode utilizar recursos sem medida ou sem pensar em seu destino final.Conscientes da missão de que a escola deve contribuir para o desenvolvimento de atitudes sustentáveis, as quais possam resultar no uso consciente dos recursos naturais e consequentemente na contenção do efeito estufa e também da poluição, os educadores procurarão levar os estudantes do terceiro ano do ensino médio a participarem de ações significativas, exigindo mudanças dos hábitos dentro da escola e na comunidade, mostrando os possíveis caminhos para o convívio social voltado ao respeito e à sustentabilidade.

OBJETIVO GERALConstruir valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Apontar os impactos do efeito estufa na atmosfera; Participar de ações educativas que levem à mudança de hábitos dentro da escola e na comunidade salientando os possíveis caminhos a serem trilhados para o convívio social voltado ao respeito à sustentabilidade, como forma de contenção do efeito estufa e da poluição.

PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOSO projeto será executado no segundo semestre letivo de 2015, envolvendo atividades interdisciplinares, em situações didáticas de Língua Portuguesa, Física, Química e Biologia.Na 1ª etapa, os professores de Língua Portuguesa e Biologia possibilitarão aos  estudantes a leitura e análise de textos no gênero artigo científico, envolvendo a temática efeito estufa e seus impactos ambientais.  Nas aulas de Física, será abordado o conteúdo radiação ultravioleta, enquanto nas de Química, os poluentes primários e secundários.Na 2ª etapa, será a vez dos estudantes desenvolverem pesquisas na escola e na comunidade, sobre as formas de destino e reutilização do lixo doméstico.A 3ª etapa será o momento de os estudantes apresentarem à comunidade escolar os resultados da pesquisa, iniciando o processo de conscientização coletiva quanto à importância da mudança de hábitos, salientando os possíveis caminhos a serem trilhados para o convívio social voltado ao respeito à sustentabilidade, como forma de contenção do efeito estufa e da poluição.Na 4ª e última etapa, haverá a produção de texto dissertativo- argumentativo, bem como de panfletos, os quais serão compartilhados com toda a comunidade escolar.

AVALIAÇÃO

A avaliação acontecerá através do envolvimento e participação do estudante em todas as etapas do projeto, possibilitando-lhe a condição de analisar seu percurso e, ao professor, identificar dificuldades e potencialidades individuais e coletivas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio – DCNEM nos mostram que, entre os objetivos fundamentais da Educação Ambiental, está o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas relações.As atividades propostas nesse projeto articulam-se com esse propósito, uma vez que incentivam a participação dos estudantes de forma permanente e responsável, na preservação do equilíbrio do meio ambiente.REFERÊNCIAS

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resoluçãon. 2, de 30 de janeiro de 2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE, 2012a.

EFEITO ESTUFAhttp://www.usp.br/qambiental/tefeitoestufa.htmAcesso em 15/05/2015

PROJETO EFEITO ESTUFA - http://vipz.pbworks.com/w/page/7222278/PROJETO%20EFEITO%20ESTUFAAcesso em  15/05/2015

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