Etapa II - Caderno IV: Linguagens

O caderno IV da segunda Etapa do PuNEM traz reflexões acerca do ensino de linguagens. Essa área do conhecimento é composta pelas disciplinas de língua Portuguesa, língua materna (populações indígenas), língua estrangeira (com língua Espanhola tendo oferta obrigatória, mas facultativa ao aluno), artes (visuais, dança, música e teatro) e educação física. O objetivo desse caderno é levar o docente a construir atividades educativas a partir das práticas sociais dos alunos, dando maior ênfase nas manifestações de linguagens.

Conforme o caderno IV, a área de linguagens representa as relações humanas, os diversos modos de expressões e as formas de produção do conhecimento e dos sentidos. A primeira unidade aborda a contribuição dessa área do conhecimento para os estudantes do ensino médio, que por meio dessa devem ampliar seus repertórios linguísticos através de práticas de criação e uso crítico de formas de expressão de sentidos.

O caderno descreve seis conhecimentos para ser trabalhado nessa área. O conhecimento sobre a organização e o uso crítico das diferentes linguagens, a cultura patrimonializada local, nacional e internacional, a diversidade das linguagens, a naturalização/desnaturalização das linguagens nas práticas sociais, a autoria e posicionamento na realização da própria prática e o mundo globalizado, transcultural e digital e as práticas de linguagem.

A segunda unidade trabalha com a temática dos sujeitos estudantes do Ensino Médio e dos direitos a aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Linguagens. Conforme o caderno, o direito á aprendizagem e ao desenvolvimento humano acontece quando o docente em sua prática possibilita que o estudante amplie seus saberes e que este seja capaz de realizar e analisar criticamente práticas de diferentes esferas sociais.

A terceira unidade aborda as dimensões do trabalho, cultura, ciência e tecnologia na área de linguagens. Para as DCNEM (BRASIL, 2012), a dimensão do trabalho consiste na perspectiva ontológica, onde o ser humano transforma a natureza para produzir sua existência. A área de Linguagens contribui para que os jovens estudantes reflitam as várias dimensões do universo do trabalho. Para a dimensão cultural o caderno apresenta três abordagens diferentes para serem trabalhadas, são elas a apropriação de diferentes práticas sociais, os conhecimentos necessários para melhor compreender as tendências culturais contemporâneas que se manifestam nas diferentes formas de linguagem e a possibilidades oferecidas pelo universo das diferentes práticas culturais como campo laboral. A dimensão da ciência deve ser trabalhada na área de linguagens, visando o reconhecimento do seu papel na produção de novos conhecimentos. Por fim há a dimensão tecnológica, que consiste na transformação do conhecimento cientifico. Assim, a área de linguagens pode contribuir para que o estudante questione e problematize a construção desse conhecimento.

A quarta unidade trabalha com possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de Linguagens. O caderno traz reflexões acerca das políticas educacionais e práticas curriculares, quem são os responsáveis por seu desenvolvimento e também quais conhecimentos estão sendo validados. Assim, faz-se necessário que os docentes reflitam sobre o papel do conhecimento na vida dos estudantes e como este contribui para ampliar suas visões e experiências de vida.