Etapa II Caderno II- Ciências Humanas

O caderno II da Etapa II do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) propõe que os professores reflitam a área das Ciências Humanas que a partir das DCNEM e do ENEM tornou-se dimensão norteadora de ações curriculares para o Ensino Médio. As Ciências Humanas, inicialmente, eram compostas pelas disciplinas de história e geografia, porém em julho de 2008 foi alterada pela lei n° 11.684 que incluiu as disciplinas de sociologia e filosofia.

Esse Caderno foi organizado em quatros unidades: a primeira aborda a integração entre as ciências humanas como projeto pedagógico.  A unidade inicia-se com a reflexão acerca do processo de constituição e de significação dessa ciência, que hoje entendermos pela área de conhecimento que estão incluídos as disciplinas de história, geografia, sociologia e filosofia.  Antes do processo de especialização ocorrida no final do século XVII e no início do século XVIII, havia um domínio comum entre esses conhecimentos denominado de humanidades. Esse domínio comum possibilita que os docentes construam práticas pedagógicas de caráter interdisciplinar nas ciências humanas.

A segunda unidade fala sobre os sujeitos estudantes do Ensino Médio e os direitos à aprendizagem e ao desenvolvimento humano na área de Ciências Humanas. A LDB n° 9.394/96 trouxe um intenso debate acerca da reinvenção da escola. Para as atuais DCNEM a reinvenção da escola deve ocorrer junto com os estudantes, tendo em vista garantir o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento do educando. Para que isso ocorra é necessário reconhecer e respeitar a diversidade, as identidades culturais dos educandos. É trabalhada também a contribuição da interdisciplinaridade entre os componentes curriculares das ciências humanas, com o objetivo fazer com que os professores compreendam os alunos e que os alunos compreendam a si mesmos e a sociedade.
O campo das ciências humanas devem trabalhar todos os conteúdos na perspectiva da desnaturalização (interpretar e reinterpretar o mundo), do estranhamento (não deixar nos levar pelo conformismo e resignação) e da sensibilização (rompimento de atitudes de indiferença e incompreensão na relação com o outro). Nessa perspectiva, o aspecto mais importante das ciências humanas é promover conhecimento emancipatório.

As DCNEM apresentam como dimensões do trabalho pedagógico a cultura, ciência, trabalho e a tecnologia. A terceira unidade mostra esses eixos trabalhados na área de ciências humanas e sua importância para o desenvolvimento dessas dimensões. A área das ciências humanas na dimensão cultural possibilita o dialogo entre diversos grupos sociais. Na dimensão tecnológica é apresentada como um método de transmitir o conhecimento e de diminuir as distâncias entre o mundo conectado e a aprendizagem mais atraente. A categoria do trabalho contribui para a compreensão das diversas formas de trabalho social e da inserção de cada cidadão nas redes de relações econômicas. A dimensão da ciência possibilita que o estudante amplie sua compreensão sobre ciência e estruture suas práticas cognitivas, ampliando a leitura de mundo, entre outras contribuições.

A unidade quatro fala sobre possibilidades de abordagens pedagógico-curriculares na área de ciências humanas, nas inter-relações entre seus componentes curriculares, história, geografia, sociologia e filosofia, como também entre as demais áreas de conhecimento, visando garantir a formação integral nas ciências humanas.