Etapa II caderno I – Organização do trabalho Pedagógico no Ensino Médio.

O Caderno I da Etapa II do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM) propõe que os professores reflitam acerca da organização do trabalho pedagógico da escola. Essa reflexão parte de dois referenciais: O primeiro fundamenta-se na busca pela compreensão e interpretação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM), que contribuem para a reorganização curricular e para a reescrita do Projeto Político-Pedagógico (PPP). O segundo baseia-se no princípio da Gestão Democrática da escola, implicando no planejamento participativo e na organização coletiva, a fim de colocar em prática o primeiro referencial. Nessa perspectiva, esse caderno foi organizado em três unidades que indicam o processo da organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio.

A primeira unidade aborda a formação humana integral: a articulação entre o direito à aprendizagem na perspectiva da Organização do Trabalho Pedagógico. Essa organização deve acontecer de forma democrática, envolvendo a participação da comunidade escolar, como é o caso da formulação do Projeto Político-Pedagógico do currículo escolar. A organização também deve reconhecer e respeitar à diversidade econômica, social e cultural dos estudantes para garantir o acesso à educação, o direto à aprendizagem e a formação humana integral.  O esquema abaixo representa o redesenho curricular que deve estar em harmonia com a DCNEM.

A segunda unidade trabalha a valorização e a interpretação do planejamento participativo como mediação da organização do trabalho pedagógico. No contexto da pluralidade e diversidade presente na escola, o planejamento participativo busca unidade entre todos que estão envolvidos no processo educativo, por exemplo, professores, coordenadores pedagógicos, pedagogos, funcionários, alunos e pais, com o objetivo de estabelecer consensos e contratos sociais que possam contribuir para a intencionalidade educativa do Projeto Político-Pedagógico da escola, como também da Proposta Pedagógica Curricular, Plano de Trabalho Docente, Regimento Escolar e Estatuto.

Na terceira unidade é trabalhada a escola como centro da formação continuada, enquanto espaço de ação-reflexão, além da relação teoria e prática. É abordado também o papel do gestor escolar como articulador do Projeto Político-Pedagógico e do coordenador pedagógico em realizar atividades de planejamento, supervisão, formação, avaliação do trabalho pedagógico, entre outros. Eles também atuam na articulação do princípio democrático, ou seja, a participação de todos na reconfiguração da hora-atividade, que é o espaço de elaboração, interpretação e avaliação coletiva do Plano de trabalho Docente.