ESTUDAR OU TRABALHAR...

ATIVIDADE DA PÁGINA 17 DO MÓDULO III – DO SISMEDIO

Que relações existem entre o que eu ensino e o mundo do trabalho, da ciência, da tecnologia da cultura? Registre esse debate e compartilhe as conclusões em suas redes de contato.

No cotidiano da escola a relação de conteúdos dados como informação aos alunos está completamente alheio a realidade do mundo do trabalho. 

Não obstante a matriz curricular do ensino médio inovador contemplar a disciplina de “Empreendedorismo”, nem alunos nem o corpo docente tem clareza da sua finalidade e das implicações que esta temática tem para o cotidiano da escola e da comunidade escolar.
É quase impossível fazer uma relação entre empregabilidade e educação. Mesmo constatando diariamente a perca de alunos do ensino médio em tempo integral que trocam de escola ou turno para ingressar no mercado de trabalho, os professores continuam afirmando que um dos problemas do País é a falta de emprego. Não é raro, na escola que oferece ensino médio em tempo integral, encontrar nos corredores, nas salas de aula e nos murais avisos com estas palavras: “Contrata-se jovens maiores de 16 anos para trabalho temporário”.
Nem mesmo na disciplina de sociologia se faz qualquer trabalho sobre a relação emprego, trabalho, remuneração, direito trabalhista e garantias sociais. Nossos alunos e poucos professores sabem falar com desenvoltura sobre a carga tributária que incide sobre a folha de pagamento. Raramente um professor sabe falar sobre garantias sociais na relação trabalho e emprego.
Em relação à tecnologia, recente pesquisa, realizada na escola constatou que nem alunos, nem professores utilizam os recursos tecnológicos para a produção de conhecimento ou para o intercâmbio cultural. A maioria absoluta constatou que usa a internet para pesquisa genérica.
Curiosamente o próprio SISMEDIO que oferece todo o material na forma digital, algumas vezes tem dificuldade de ser realizada uma fase presencial, porque as apostilas não foram impressas. Note-se que um grupo com mais de 60 professores participando do projeto, não há socializações virtuais do conhecimento produzido.
Diante destas evidências não parece temeroso afirmar que entre o que se ensina, o mundo do trabalho, a ciência e a tecnologia a relação está há anos luz.