Estudantes do ensino médio (re)conhecendo as fronteiras entre a escola e a comunidade.

A equipe do Portal EMdiálogo da Universidade Federal do Amazonas, vem desenvolvendo desde o dia 22 de setembro, oficinas sobre a produção audiovisual com estudantes do ensino médio de escolas públicas parceiras do Projeto em Manaus. Como material básico para a discussão de noções básicas e modos de fazer relacionados à produção e edição de vídeos, a oficina apostou na possibilidade dos estudantes revisitarem locais que lhes são familiares, començando por uma exploração do próprio ambiente da escola e se estendendo para uma caminhada pelos arredores da instituição, com a finalidade de captar algumas imagens e relatos que lhes pareçam traduzir o cotidiano desses lugares.

Com criatividade e muita disposição os estudantes das Escolas Estaduais Ondina de Paula e Antônio Lucena que participam das oficinas, têm se dado conta e também nos apresentado as diversas possibilidades educativas do "cá", do "lá" e, sobretudo das fronteiras entre a escola e a comunidade.

As oficinas, as fotos e os vídeos tornaram-se pretexto para discussões sobre dificuldades enfrentadas no dia a dia da escola, mas também sobre questões relacionadas ao meio ambiente, à circulação na Cidade, à moradia, à saúde e tantos outros temas que confirmam o potencial educativo dos diferentes espaços por onde circulam os jovens do ensino médio.

imagem de Thays Karoline

Excelente matéria, de fato

Excelente matéria, de fato esses jovens se mostraram dispostos a reconhecer os arredores da escola e registrar com um outro olhar, um olhar mais crítico, analítico, buscando assim evidenciar seus pontos positivos e negativos. Realizando depois de toda essa (re) exploração, um sequência de discussões, debates e comentários construtivos.

Vote neste Comentário