ESTAÇÃO ECOLÓGICA ÁGUAS EMENDADAS: O MEIO AMBIENTE E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Pensando bem, para iniciar o planejamento pedagógico numa abordagem interdisciplinar sobre o Meio Ambiente entre as Ciências Humanas (Sociologia – minha disciplina) e as Ciências Naturais (Química, Biologia e Física), considerar-se-á como Meio Ambiente tudo que está ao redor, fauna, a flora, ar e água. 

Sabe-se que longo dos tempos, as atividades humanas têm provocado certos desequilíbrios graduais e constantes ao Meio Ambiente. Fatores como a "explosão populacional, urbanização, aumento do consumo de matérias primas e insumos" - água, energia, etc. -, potencializam ainda mais a relação transformadora entre homem e natureza, nem sempre de forma harmônica.

Preliminarmente, faz-se necessário esclarecer que a interdisciplinaridade, sob o enfoque do conhecimento, é um método de pesquisa e de ensino voltado para a interação em uma disciplina, de duas ou mais disciplinas, num processo que pode ir da simples comunicação de ideias até a integração recíproca de finalidades, objetivos, conceitos, conteúdos, terminologia, metodologia, procedimentos, dados e formas de organizá-los e  sistematizá-los no processo de elaboração do conhecimento.

Acreditamos que o eixo Educação Ambiental - fundamentada num processo educacional desenvolvido ao longo de muitos anos, através de estudos aprofundados, que têm uma visão global das necessidades do homem e da natureza, tendo um alvo comum, que é a manutenção da qualidade de vida de todos os seres do planeta – possa ser o ponto de partida para trabalharmos interdisciplinarmente, os conteúdos de Sociologia, Química, Biologia e Física. Por essa razão, buscamos algo próximo da nossa realidade social: a existência nos limites territoriais da Região Administrativa de Planaltina-DF da Estação Ecológica de Águas Emendadas.

Nossa proposta de interdisciplinaridade enfatiza que o aprendizado seja conduzido de forma solidária pelos professores de todas as disciplinas, ou melhor, promovendo integração entre todos, criando um ambiente de conjunto de forma planejada e harmônica.

Sabe-se que as grandes convulsões sociais causadas ou causadoras das guerras, têm como abordagem principal elementos próprios dos estudos da Sociologia. Contudo, a pólvora utilizada nas armas, dentre outros elementos ou compostos, que são elementos químicos, exercendo grande influência no desenvolvimento dinâmico desses conflitos, causando dizimações populacionais.

A partir do estudo do Meio Ambiente, considerando a fauna, a flora, as águas e etc., sob o ponto de vista da Biologia integrada ao estudo sociológico, temos, por exemplo, os conceitos Darwinistas sobre o surgimento e evolução das espécies de seres viventes no planeta Terra, a formação das etnias.

E por fim, sob o ponto de vista da Física, quando relacionamos o surgimento do Universo a partir de uma grande explosão cósmica, levantamos a hipótese de uma compreensão do conhecimento humano, baseado não somente nas crenças míticas e/ou religiosas, sendo esse o ponto de interação com a Sociologia para uma melhor avaliação de nossas ações no espaço que vivemos e devemos conservar.