Ernesto Sabato - a fundação dentro do homem

Assim como nós brasileiros, os argentinos também passaram por um período sombrio e inesquecível de ditadura. Uma das almas sensíveis responsáveis por não permitir que os horrores dos anos de chumbo caíssem no esquecimento foi o escritor argentino Ernesto Sabato, falecido em 30/04/2011. Simpatizante do socialismo, Sábato presidiu a  Comissão Nacional sobre Desaparecimento de Pessoas (Conadep) e também redigiu o relatório que ficou conhecido como "Nunca mais" onde denuncia o flagelo oriundo da ditadura.

Foi muito criticado pelo prólogo deste relatório mas ficou internacionalmente conhecido por seu romance Sobre Héroes y Tumbas: romance majestoso que aparentemente trata-se de uma história de amor e desdobra-se em questionamentos sobre a identidade latino-americana repleto de teorias conspiratórias. Sábato foi um mestre na escrita da metalinguagem. Seus romances são complexos porém sedutores e instigantes.

Sua militância rendeu frutos e hoje através da Fundación Ernesto Sábato milhares de crianças e jovens são assistidos e têm acesso à educação e cultura, além de estarem imersos em projetos que visam resgatar as tradições dos povos antigos e dentre outras coisas lutar pelos direitos humanos. A sede da fundação fica na cidade de Buenos Aires no bairro de Palermo.

Em viagem recente à capital portenha tentei conhecer o interior da sede mas estava em recesso e somente consegui tirar fotos da fachada. Vale a visita pois além de conhecer a obra social e cultural ainda tem os pertences e obras do autor conservados no museu.

Quem quiser conhecer mais sobre a fundação pode acessar o site: http://www.fundacionernestosabato.org/
 

Comunidades:

Comments

imagem de Nilma Gonçalves Lacerda

Fundação Ernesto Sábato

Bem aproveitada sua viagem, Samantha. Você não pode dar uma resumida para os visitantes de nossa comunidade da forma de atuação da Fundação? Seria legal. 

Nilma

Vote neste Comentário
imagem de Samanta Kelly

Projetos

A  Fundação conta com projetos sociais que abrangem toda a Argentina mas principalmente a província de Buenos Aires (Santa Fé, Buenos Aires e San Juan).  O primeiro foi o dos Fogones, que eram centros comunitários onde as crianças e jovens das populações pobres recebiam alimentação e tratamentos de saúde, além de oficinas e cursos para eles e para os seus pais. Este trabalho foi realizado sob a direção de um grupo de professores, com a colaboração dos mesmos bairros. O essencial deste projeto que foram convocados para uma experiência de trabalho social para incentivar neles o desejo de encarnar valores e para desenvolver seus próprios projetos e para a comunidade.

As comunidades campesinas também são atendidas largamente com oficinas e atendimentos para a saúde da população. O público-alvo é sempre jovem, que depois de formados, replicam os conhecimentos aos demais.

Vote neste Comentário