ENTULHO NAS RUAS: CAUSA DE DOENÇAS E ENCHENTES

POPULAÇÃO PRECISA COLABORAR: ENTULHO NAS RUAS CAUSA DOENÇAS E ENCHENTES

Os moradores precisam colaborar não jogando entulho ou lixo nas calçadas, áreas verdes, córregos e terrenos. O entulho entope as galarias e os córregos e, principalmente nessa época do ano, o grande volume das águas das chuvas sobrecarrega essas tubulações e ribeirões, causando enchentes que prejudicam toda a comunidade. Além disso, com o calor, o entulho se torna criadouro do mosquito da dengue, disseminando essa doença para toda a cidade. Um dos grandes desafios nesse projeto seria, então, a realização e manutenção constante na comunidade. Para isso, existem equipes específicas, que atuam tanto na área central e bairros. Reforçando esse trabalho existe o "Pega Tudo", quando funcionários, tratores e caminhões atendem a determinados bairros da cidade e distrito, recolhendo o entulho depositado nas calçadas pelos moradores, de acordo com um cronograma. A iniciativa visa auxiliar o morador a dar um destino para o entulho de seus quintais e colaborar para o extermínio de focos do mosquito da dengue. Esta atitividade propõe aos alunos a pesquisarem, buscarem, percorrerem e explorarem os setores onde moram, nos quais existem focos de doenças que prejudicam a população. Munidos de gravadores, filmadoras ou apenas lápis e papel, devem observar e registrar os acúmulos, como também o uso que se faz do conteúdo gramatical e da concordância, perceber as marcas linguísticas próprias de cada falante. Vale destacar que este trabalho busca também favorecer a integração com as diferentes áreas do conhecimento (disciplinas), e os resultados poderão ser, por exemplo, a apresentação de um jornal falado, confecção de um jornal mural ou impresso, uma exposição com cartazes sobre o tema pesquisado, uma cartilha sobre prevenção de doenças e reciclagem do lixo etc. Considera-se de grande relevância a abordagem desta unidade de ensino poder contribuir com os alunos sobre fraternidade em gestos de solidariedade, tornando-os protagonistas do projeto, mais conscientes da necessidade de cuidar do meio-ambiente, e garantir uma vida melhor e sustentável ao nosso planeta.