Ensino de Sociologia

A construção do painel nacional via web no I Seminário o ensino das ciências socias é uma experiência nova do portal EMdiálogo, pensada para colocar em rede a sua participação neste debate. Para participar, você, aluno, professor ou estagiário do PIBID, precisa enviar a sua questão, proposta ou prática no campo do ensino das ciências sociais, em 420 caracteres, no campo de comentários abaixo. Sua participação será exibida em um mega banner eletrônico durante o seminário, inaugurando em tempo real um GT online, via portal EMdiálogo, a partir do qual os inscritos no painel nacional, mais os participantes presenciais do seminário e outros interessados poderão dialogar de forma permanente sobre questões e práticas do ensino das ciências sociais refletindo questões do painel, das mesas etc. Lembrando que é preciso estar logado no Portal EMdiálogo para enviar sua questão, proposta ou prática

o desafio de ensinar quem não quer aprender....

Esta reflexão é apenas um desabafo de um professor que tem saído do estado de sonhador para o estágio de desesperança...

Reflexão Caderno I - Educação como instrumento de controle sócioeconômico e dominação social

Ao percorrermos as breves linhas históricas sobre a evolução da educação e dos modelos institucionais de ensino apresentados no caderno I, podemos perceber de maneira geral, que embora nos diferentes períodos históricos, a educação sempre cumpriu um papel de controladora social a serviço dos interesses do Estado e das políticas econômicas.

Alunos aprendem filosofia usando Estatuto da Juventude

Alunos das Escolas Estaduais Professora Josefa Conceição da Costa e Doutor Miguel Guedes Nogueira, de Maceió (AL) tiveram uma experiência diferente na aula de filosofia. Cerca de 50 exemplares do Estatuto da Juventude foram distribuídos com a intenção de dar acesso ao documento e promover um debate sobre as leis às quais a sociedade está submetida.

O massacre de indígenas na Ditadura Militar

Organizações se reúnem para investigar crimes da ditadura contra população indígena

Fim da sociologia e filosofia na escola?

Uma das grandes conquistas do currículo do Ensino Médio atual é a garantida da obrigatoriedade do ensino de Sociologia e Filosofia nas escolas, porém, essas disciplinas parecem incomodar alguns setores da sociedade, que às vezes tentam interferir no cotidiano escolar, tentado limar com tais conteúdos. Mas será por quê?
Abaixo apresentamos uma matéria publicada no Portal Terra, que nos ajuda a pensar no porque de tais disciplinas serem tão perseguidas!

 

Café & Educação

PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS SOCIOLOGIA

Planejamento 2 ano

PLANEJAMENTOS PEDAGÓGICOS SOCIOLOGIA

Problematizar o vivido

Como professores de sociologia no Ensino Médio temos que ter em mente algumas dificuldades geralmente enfrentadas na escola e como transformá-las a fim de garantir um ensino de sociologia que contribua na problematização daquilo que nossos alunos vivenciam no cotidiano.

Trabalho de Sociologia Joven

Confira um "super" vídeo sobre um trabalho com jovens!!

 

 

Trabalho de Sociologia Joven

Confira um "super" vídeo sobre um trabalho com jovens!!

 

 

A questão de gênero e sexualidade no ambiente escolar

Trabalhei esse vídeo com os alunos do segundo ano do Ensino Médio. Durante o decorrer do vídeo alguns alunos ficaram assustados com a realidade até então desconhecida, pois na concepção deles homossexualidade era vista com o simples desejo pelo mesmo sexo. Assim,  não compreendiam a questão da construção de gênero.

 

Vídeo postado na oficina de tag no Colégio Estadual Nirlei Medeiro.

Angela Florisa

Claucia Robert

Márcia Vargas

Márcio Miranda

Sheyla Mayer

O protagonismo juvenil no ensino médio*

        Etimologicamente, a palavra “protagonismo” deriva da expressão  grega prõtagõnistës  , e do termo francês protagoniste.  Em suas raízes gregas é composta por proto que significa “o principal, o primeiro”; agon, que significa “luta”, por sua vez, agonistes significa “lutador”, “competidor”.

Desafios no Ensino Médio e as formas de avaliação do Ensino Superior

A construção do painel nacional via web no I Seminário o ensino das ciências socias é uma experiência nova do portal EMdiálogo, pensada para colocar em rede a sua participação neste debate.

Para participar, você, aluno, professor ou estagiário do PIBID, precisa enviar a sua questão, proposta ou prática no campo do ensino das ciências sociais, em 420 caracteres, no campo de comentários abaixo.

Divulgar conteúdo