Alunos aprendem filosofia usando Estatuto da Juventude

Alunos das Escolas Estaduais Professora Josefa Conceição da Costa e Doutor Miguel Guedes Nogueira, de Maceió (AL) tiveram uma experiência diferente na aula de filosofia. Cerca de 50 exemplares do Estatuto da Juventude foram distribuídos com a intenção de dar acesso ao documento e promover um debate sobre as leis às quais a sociedade está submetida.

“A vida é como um jogo e para viver é preciso conhecer as regras”, conta o professor de filosofia Aquiles Virtuoso Vieira Barboza, formado em pedagogia pela Universidade Federal de Sergipe. Aquiles costuma levar a lei aos alunos para estudar a matéria "O indivíduo e a Sociedade", que trata da relação entre a lei e a população. “É conhecendo nossos direitos que podemos reivindicar por melhorias”, justifica.

Textos como o da Lei Maria da Penha e da Igualdade Étnica e Racial são usados pelo professor nos debates com os estudantes. ”Após a aprovação do Estatuto da Juventude, pude aproveitar os exemplares recebidos pela vereadora da cidade e levar para os jovens, já que ele possui maior proximidade com o contexto em que eles vivem”, conta o professor.

Segundo Aquiles, durante os debates os alunos destacaram o direito da meia-entrada para jovens de baixa-renda em eventos culturais e também em transportes coletivos interestaduais. Entre as redações, são encontradas afirmações de avanço como a expressa no trecho: “Acredito que o Estatuto da Juventude faz com que todos os direitos já previstos em lei sejam aprofundados para atender as necessidades dos jovens”. A importância dos jovens no Brasil também foi comentada como na observação: “Devemos preservar a juventude para termos um futuro melhor e bem mais desenvolvido”. Expressões que o professor pretende repetir nas próximas turmas, agora com alunos do programa Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Exemplares impressos do Estatuto da Juventude podem ser solicitados pelo email juventude@presidencia.gov.br. O conteúdo também está disponível online, acesse o link.