ENERGIA ELÉTRICA A FONTE MAIS UTILIZADA

A energia elétrica é uma das fontes mais utilizadas desde que o homem passou a dominar a sua produção. É gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas a partir da força da água.
No Brasil temos um dos maiores conjuntos hidrelétricos do mundo, inclusive uma das maiores hidrelétricas já construídas pelo homem, Itaipu binacional (Brasil/Paraguai).
Equipamentos eletroeletrônicos só existem graças à energia elétrica, que é uma das formas de energia que a humanidade mais utiliza. São obtidas através de termoelétricas, hidrelétricas, usinas eólicas e termonucleares.
A questão do meio ambiente também entra nessa discussão. O desenvolvimento desenfreado vem sangrando o planeta. Desmatamentos, emissões de CO2 na atmosfera começam a mudar o clima mundial. Mudança de clima trás mudanças no equilíbrio das estações e afetam, geralmente, o ecossistema. Lembrem-se do derretimento das calotas polares e da questão da falta de água na região centro-oeste e nordeste do Brasil.
A produção de energia no Brasil está seriamente comprometida devido à falta de planejamento governamental somado a falta de chuvas em algumas regiões onde o clima endoidou e os reservatórios das hidrelétricas estão bem abaixo da capacidade. Sem água não existe produção de energia hidrelétrica. Até Itaipu está operando abaixo da capacidade por falta de água.
Esse estudo de energia tem potencial para a interdisciplinaridade. A história, a geografia, a química, a matemática, a filosofia e outras áreas têm no tema subsídios suficientes para um bom planejamento e uma bela execução desse assunto tão importante para o planeta.