ELEIÇÕES GERAIS NO BRASIL EM 2014

Atividade do caderno 4 página 37

Elaboração de uma proposta curricular integrada

ELABORAÇÃO RESULTADO

As eleições de 2014, no Brasil se constituem no mais importante processo de redemocratização do País desde a década de 1980. Neste processo está presente o voto facultativo aos jovens entre 16 e 18 anos que vem criando  uma cultura de participação envolvendo questões econômicas como o financiamento de campanhas, a adoção da urna eletrônica e do voto digital. No processo eleitoral são discutida a ocupação e distribuição do solo, bem como a produção e distribuição de renda.

1) Estudar os momentos na história do País em que houve eleições livres;
2) Tratar da participação da sociedade e da importância dos MCS no processo de decisão do voto;
3) Realizar cálculos a partir dos números e das pessoas envolvidas e beneficiadas com os financiamentos de campanha;
4) Tratar das questões da produção com preservação  e distribuição de renda;
5) Analisar do ponto de vista gramatical os discursos e aforismos dos candidatos;
6) Estudar as repercussões internacionais dos fatos que marcam  vida política nacional;

Fundamentação teórica, com base na pesquisa bibliográfica sobre os temas.  Estudar questões relativas à democracia, cidadania, teorias de trabalho e emprego, percentagem e cálculos, implicações físicas das mudanças climáticas decorrentes da infraestrutura básica para o País, semântica, interpretação de texto, densidade demográfica, leis da inércia.
Considerar quais componentes curriculares precisará dedicar mais tempo em cada área temática para o estudo do fato. Associar os conteúdos propostos com o envolvimento dos alunos e da comunidade escolar no processo de delegação de poder aos candidatos que se apresentaram para os diversos cargos no pleito.
Facilitar aos educandos compreender as questões da democracia, da cidadania, da escola, com a gestão democrática da escola, grêmios e órgãos representativos dos estudantes, das associações de moradores e clubes de serviço.
Levar os educandos a interagir com o processo eleitoral e com os diversos processos de gestão democrática que estão ou deveriam estar presentes no seu cotidiano.
Perceber que além dos aspectos já tratados no todo desta compreensão conceitual, outras áreas do conhecimento também podem ter sua participação neste aprendizado.  Promover com os estudantes um debate sobre gestão democrática na escola e organização de organismos representativos da comunidade escolar.