"EL EMPLEO": UMA CRÍTICA ANGUSTIANTE SOBRE O TRABALHO

El empleo (O emprego) é um curta-metragem argentino muito famoso, ganhador de diversos prêmios pelo mundo, feito em 2008 e com direção de Santiago Bou Grasso. A animação trata de maneira impactante sobre trabalho. A ideia e a história foram de Patrício Plaza, roteirista e produtor desse curta maravilhoso que, com menos de 7 minutos, consegue “sacudir” muito bem a ideia/conceito comum de trabalho.

© obvious: http://lounge.obviousmag.org/dona_efemera_e_dona_perpetua/2013/12/el-emp...Follow us: obviousmagazine on Facebook

imagem de Egberto Assumpção

Muito interessante o

Muito interessante o vídeo.

Mostra como cada vez mais tratamos pessoas como objetos como se isso fosse natural.

imagem de Marinalda Chaves

Minha vida - o trabalho

Nossa, o  filme mostra  o quanto a pessoa só pensa em trabalhar e esquece da familia, e vai de encontro com a realidade, pois pais e mães ttrabalham fora e o filho, muitas vezes fica com os avós, empregadas, enfim,  não tem  ninguém  que lhe dê atenção o quanto ele necessita.

imagem de Juliana Marcondes Pimentel Ribas

Prioridades

A correria do nosso dia-a-dia, nos impede muitas vezes de pararmos pra refletir sobre nossas atitudes. Esse vídeo mostrou a importância de reduzirmos a velocidade e priorizarmos nosso bem maior que é a FAMÍLIA!!!!

imagem de Giselle Lopes de Souza Lima

realidade

O filme mostra claramente que somos apenas força de trabalho neste mundo capitalista, nos desumanizando, haja vista que, nossa sociedade nos valoriza pelo que temos e não pelo que somos.

imagem de Catiuscia Rocha da Cunha

Relações Humanas

O vídeo retrata que a correria do nosso dia-a-dia nos remete a um certo imediatismo, onde os valores  e as relações humanas estão se esvaziando, se perdendo.

imagem de Cíntia Meire do Nascimento

O que é importante?

Este vídeo remete ao nosso papel diário de professor, o que é mesmo importante?

Nossa profissão exige que  muitas coisas sejam feitas em casa e as vezes esquecemos que o nosso tempo livre deve ser destinado ao lazer para que não nos tornemos escravos de tarefas escolares intermináveis.

imagem de Luiz Antonio Vital

O trabalho e a sociedade

A animação é uma forma crítica de ver a nossa sociedade, onde o trabalho exercido por todos pode ser considerado como uma forma de uso pelas outras pessoas, muito interessante a visão, pode ser útil ao passar uma imagem do nosso cotidiano, quando não podemos deixar de enxergar o ser humano que esta por trás de cada função profissional, valorização das pessoas em seu desempenho, é o que pode fazer uma diferença, quando pensar no jovem que está entrando no mercado de trabalho, a qualificação profissional pode ser um fator de melhoria em sua condição de vida.

Assim sendo, a escola, é o local própria para se adquirir as melhores condições de vida, valorizá-la é dar condições de avanços a todos que nela trabalham ou estudam, como condição possibilitar uma mudança cultural, onde sem a escola não se atinge um real desenvolvimento humano.