EDUCAÇÃO FINANCEIRA

PERCURSO INVESTIGATIVO

TÍTULO: EDUCAÇÃO FINANCEIRA

AUTOR(A): VALMIR, DIOGO, HEISLER, NATAN, RAISSA, FRANCISCO MADAUS, INÊS, GERLANE, DELMAR, ELIAS, SIMONE .

OBJETO DE ESTUDO (CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO-PROBLEMA)

QUAL É: ENDIVIDAMENTO DAS FAMÍLIAS O PORQUÊ: DIMINUIR A INADIMPLÊNCIA PROBLEMA 1: MAU USO DO CRÉDITO PROBLEMA 2: FALTA DE UM PLANEJAMENTO FINANCEIRO DESENHO DO PLANO DE INVESTIGAÇÃO COMO VOU SOLUCIONAR OS PROBLEMAS? NO GERAL: LEVANDO INFORMAÇÃO A RESPEITO DO USO CONSCIENTE DO DINHEIRO, MOSTRANDO A SUA IMPORTÂNCIA. QUE PRÁTICAS IREI DESENVOLVER PARA CADA PROBLEMA: PARA O PROBLEMA 1: MOSTRAR QUE NUNCA SE DEVE PAGAR O MÍNIMO NO CARTÃO DE CRÉDITO. PARA O PROBLEMA 2: OFERECER PLANILHAS QUE POSSAM SER USADAS EM SEUS GASTOS E APLICAÇÕES. COMO SE ENQUADRA O OBJETIVO DE ESTUDO NOS CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS DO ENSINO MÉDIO? EM QUE ANO? 2º ANO (PORCENTAGEM, REGRA DE TRÊS, UNIDADE MONETÁRIA PORQUÊ NESSE ANO? PORQUE A PARTIR DOS 16 ANOS OS ALUNOS COMEÇAM A DESPERTAR AO BOM USO DO DINHEIRO. EXECUÇÃO PRÁTICA DO PLANO DE INVESTIGAÇÃO. REALIZAÇÃO DA INVESTIGAÇÃO: COMO? (TEÓRICA E PRÁTICA). INDIQUE COMO PRETENDE COLOCAR O PLANO EM AÇÃO (MATERIAIS QUE VAI USAR E PROCEDIMENTOS) - APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PARA SONDAGEM. - RODA DE DISCURSÃO. - EXPOSIÇÃO DE AULA. - CONSULTORIA 

FINANCEIRA FAMILIAR. - USO DE PLANILHAS ELETRÔNICAS.