EDUCAÇÃO ALIMENTAR UMA LIÇÃO DE VIDA

Justificativa:
Dentre as finalidades do ensino médio, de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM), destaca-se a continuidade dos estudos, a preparação para o trabalho e o exercício da cidadania. Neste sentido, tratar da Educação Alimentar e Nutricional se constitui numa forma de exercício da cidadania.

Objetivo Geral:

Desenvolver de forma integrada na unidade escolar um projeto de educação alimentar e nutricional que facilite a superação de políticas curriculares fragmentadas e que seja capaz de promover uma reflexão crítica sobre os padrões culturais da comunidade escolar.

Objetivos Específicos:

Provocar nos alunos o interesse pelo conhecimento dos produtos que compõe a alimentação escolar;
Estimular na comunidade escolar a preocupação com o trabalho que envolve a produção do que é oferecido na alimentação escolar;
Valorizar a alimentação escolar como instrumento promotor de educação alimentar;
Proporcionar a análise crítica sobre custos de produção e valor nutricional dos alimentos que compõe o cardápio da alimentação escolar;

Estratégias:

Por meio de uma palestra com alunos e professores da unidade escolar sobre o papel da agricultura familiar na alimentação escolar. Na continuidade solicitar à nutricionista da empresa fornecedora da merenda escolar uma entrevista sobre os valores nutricionais da merenda escolar. Neste contexto garantir aos alunos o acesso aos produtos disponibilizados para o cardápio da merenda escolar permitindo que conheçam os componentes in natura e que serão oferecidos processados e cozidos para as refeições na escola.

Atividades:

1) Palestra com o Coordenador do Sindicato da Agricultura Familiar de Dionísio Cerqueira;
2) Realização de entrevista com a nutricionista da empresa NUTRIPLUS;
3) Assistir ao vídeo O caminho da segurança alimentar no Brasil;
4) Produção de um vídeo com depoimentos de alunos, professores, gestores e merendeiras da escola sobre a alimentação escolar;

Áreas envolvidas

Ciências Humanas: (Sociologia, Filosofia, História e Geografia) – organização da palestra e dos espaços para o evento. Proporcionar espaço de discussão sobre a história da agricultura familiar os espaços geográficos ocupados por esta forma de produção alimentar. Questionar com a comunidade escolar as implicações sociais e laborais da população envolvida na agricultura familiar.
Matemática: Realizar cálculos com percentuais dos valores nominais da produção e comercialização dos produtos da agricultura familiar, incluindo áreas onde são produzidos e importância para a economia local;
Ciências da Natureza: (Química, Física, Biologia) – Estudar com os alunos a composição nutricional dos alimentos em física considerarem os processos de aceleração e movimentos no processo de produção, transporte e armazenamento da alimentação escolar. Em química tratar questões relativas massa molar, volume molar, quantidade de matéria e cálculos estequiométricos.

Avaliação:

Produzir com a comunidade escolar uma proposta de cardápio para a alimentação escolar considerando os hábitos alimentares da comunidade local e que leve em conta a utilização dos produtos da agricultura familiar na região.
Publicar o cardápio no blog da escola permitindo que sua socialização provoque comentários sobre os temas tratados em sala de aula.

Bibliografia:

1) CONSUMO SUSTENTÁVEL: Manual de educação. http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/publicacao8.pdf, acesso em 11/10/2014. Brasília: Consumers International/ MMA/ MEC/ IDEC, 2005. 160 p.
2) REVISTA MUNDO JOVEM, Porto Alegre, PUCRS, Agosto de 2014, página 17.
3) O caminho da segurança alimentar no Brasil. https://www.youtube.com/watch?v=1sHrxvC73GE, acesso em 10/10/2014