DIVISÃO DENTRO DA SALA DE AULA

Infelizmente, hoje dentro das salas de aulas, alunos se dividem em grupos, com exclusões. Muitos desses grupos formados dentro de sala não se interagem, criando um conflito e deixando o ambiente desagradável. Às vezes existem desentendimentos por motivos fúteis e pequenas intrigas (“não fui com a cara dele (a)”, “já sei que não presta”, “acha que sabe tudo”, “ah, ele é nerd”, etc.).
Em um ambiente de estudo, deveria haver uma socialização entre os alunos, porém isso não acontece em muitos casos, é um pouco difícil de ver pessoas que interagem com toda a turma.
Alunos e professores poderiam criar dinâmicas de grupo para fazer dentro da sala de aula, incentivando a interação, confraternização e união entre os alunos. O método de desenvolver a aula pode mudar às vezes, por exemplo: durante a aula formar um círculo com toda a turma, pois desse modo todos podem ser ver, prestar mais atenção no que o outro fala e observar a todos, fugindo do modo tradicional. Um ambiente onde todos se interagem e não tem problemas, com certeza rende bem melhor as aulas, o desenvolvimento, e o clima dentro da sala.

Bianca Rodrigues e Rafaela Terra, 2º ano do C. E. Professora. Alcina, Niterói, R.J.

Comunidades:

Comments

imagem de Carolina Real

é verdade...

... senti que isso acontecia muito quando eu era estudante e hoje, como professora, tento evitar que aconteça com a minha turma, mas às vezes é muito difícil pensar em estratégias agregadoras... Gostei muito das dicas de vocês, algumas eu já faço, como promover debates em círculo e trabalhos em grupo. Existe também aquela tática de separar os grupos sem a interferência dos alunos, mas é muito controversa, às vezes causa mais embates do que harmonia...

Vote neste Comentário