DISCUSSÃO SOBRE O CURRÍCULO E O QUE FAZEMOS NA ESCOLA

Publico duas reflexões a respeito do Caderno III realizado durante reunião do PACTO PELO FORTALECIMENTO DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO GUIA LOPES - CANDELÁRIA - ORIENTADORA ANA MARGARIDA POETINI DE SOUZA. A partir desse estudo estamos executando com o 3º ano do EMPOL um projeto interdisciplinar baseado nas diretrizes curriculares, estudos, discussões e trabalhos já realizados, inclusive como consequência da pesquisa coletada com os alunos pelos professores. 

CIÊNCIAS HUMANAS
Professores: Carlos Goularte, Rosane Neli Aggens e SuzanGewehrTrindade

Dimensões das diretrizes curriculares: Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia nas Ciências Humanas

É possível estabelecer relações entre uma aula que aborde os conteúdos e objetivos necessários para a formação do aluno, transmitidos de maneira agradável e de forma onde ele consiga fazer as ligações entre o aprendizado aplicando-o as suas vivências.
Para que isto aconteça, é preciso que se conheça a realidade do aluno e da sociedade em que ele vive, bem como aproveitar-se das diversas maneiras como o conhecimento se apresenta em sala de aula, por intermédio dos próprios alunos, contextualizando suas experiências, dúvidas e sugestões. 
Dentro das diferentes dimensões das diretrizes curriculares: Trabalho, Ciência, Cultura e Tecnologia, as Ciências Humanas tem como objetivo desenvolver indivíduos mais críticos, criativos e conscientes, capazes de desenvolver soluções para os problemas do meio onde vivem.

Área das Ciências da Natureza e a Área da Matemática
Professores: Solange Borstmann, Angela Butzke, Silvana Lang e Danielle Kaercher
Nestas áreas, procuramos trabalhar os conteúdos de uma forma interdisciplinar, apesar dos encontros entre os professores serem de modo esporádico. A integração dos mesmos é feita por meio do diálogo curto nos intervalos e isto nos leva a um trabalho individualizado, fazendo com que os alunos não consigam ver relações entre as diferentes disciplinas. O modo ideal para que o ensino seja feito de forma interdisciplinar é refazendo os planos, de modo coletivo, englobando as disciplinas das áreas, tornando assim o estudo globalizado e fazendo relações com as demais disciplinas.
Conforme a Resolução nº 2, de 30 de janeiro de 2012, o Art. 8º, § 2º diz: “a organização por áreas do conhecimento não dilui nem exclui componente curriculares com especificidadese saberes próprios construídos e sistematizados, mas implica no fortalecimento das relações entre eles e a sua contextualização para a apreensão e intervenção na realidade, requerendo planejamento e execução conjugados e cooperativos dos seus professores”.
O currículo das áreas da Natureza e da Matemática aborda situações vividas no cotidiano dentro da sala de aula, integrando-os com os conteúdos, para que estes se tornem mais reais e relevantes para a construção do saber do aluno, considerando o trabalho, a cultura, a ciência e a tecnologia.

Comments

imagem de ANA MARGARIDA POETINI DE SOUZA

Projeto Interdisciplinar

Logo poderei postar o projeto interdisciplinar completo que está sendo executado...Pretendo levá-lo para Santa Maria em 14/07 para socializar com os demais orientadores.

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imagem de Fátima Regina Bandeira

Apresentação em Santa Maria

Tive a oportunidade de assistir, em Santa Maria,  tua exposição sobre o projeto de tua escola.Muito significativo e interessante e possível de ser executado no chão de nossas escolas públicas.

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