Descarte de Pilhas e Baterias: Nós podemos contribuir

Segundo o IBGE, o consumo mundial de pilhas, em 2010, foi de aproximadamente 10 bilhões de unidades. Isso demonstra o quanto fazemos uso desse produto e a tendência é o crescimento uma vez que, a cada dia, mais produtos dependem das mesmas para funcionar.
A humanidade já tem certa consciência do quanto essas pilhas são prejudiciais ao meio ambiente, mas habitualmente faz o descarte das mesmas em lixo comum.
Diante desse problema mundial, surgiu a necessidade de se realizar um projeto para recolher esse tipo de resíduo e dar a destinação adequada ao mesmo, além de promover a conscientização da comunidade em que a escola está inserida a respeito do assunto.
Apesar de entendermos que o problema é de ordem geral, entendemos também que é necessário o agir de cada indivíduo na busca de um meio ambiente mais saudável para que o direito à vida seja assegurado e nada melhor do que escola, como meio promotor de acesso à educação, para possibilitar que mais indivíduos estejam inseridos nessa busca que deve ser constante.
Para tornar o projeto realidade, alguns objetivos foram listados, dentre os quais se destacam:

o promover a conscientização da comunidade escolar a respeito do tema;
o divulgar a importância do descarte adequado por meio de campanha publicitária produzida por alunos;
o analisar as consequências do descarte inadequado de pilhas e baterias;
o estudar os elementos químicos presentes na pilha que são nocivos ao meio ambiente e à saúde;
o realizar pesquisa histórica sobre a produção de pilhas e baterias;
o realizar pesquisa nas quadras próximas à escola a respeito do descarte de pilhas e baterias e produzir gráficos a partir dos dados obtidos;
o divulgar os pontos de coleta de pilhas e baterias disponíveis na cidade.

Considerando os objetivos elencados, fica claro que o tema se relaciona às diversas áreas de conhecimento, portanto todas as disciplinas podem ser inseridas na atividade, o que proporcionará uma visão mais ampla do tema e uma significativa valorização pelos alunos.

Quanto a Códigos, Linguagens e suas Tecnologias, as atividades se voltarão para a leitura e interpretação de textos verbais em português, inglês e espanhol. Além disso, os textos não-verbais serão explorados por arte. Um excelente exemplo da abordagem que poderá ser feita, encontra-se na matéria “É tanta poluição que a China exibe o nascer do Sol em painéis televisivos!” , disponível em http://www.tecmundo.com.br/telas/49330-e-tanta-poluicao-que-a-china-exibe-o-nascer-do-sol-em-paineis-televisivos-.htm. Através do mesmo será possível impactar e gerar debate a respeito das consequências da poluição.

Já em Matemática, as atividades se voltarão para a pesquisa de campo, quando os moradores entrevistados responderão às seguintes questões:

Faixa etária:
1. adolescente
2. jovem
3. adulto
4. idoso

Sexo:
1. Masculino
2. Feminino

Quadra:
1. QNM 18
2. QNM 20
3. QNM 04
4. QNM 06

Escolaridade:
1. Ensino fundamental incompleto
2. Ensino fundamental concluído
3. Ensino Médio concluído
4. Nível Superior
5. Pós-graduação ou mais

Questões para respostas sim ou não:
1 O senhor sabe que as pilhas possuem materiais que são prejudiciais à saúde e ao meio ambiente?
2 O senhor descarta as pilhas no lixo comum?
3 O senhor sabe que existem locais que coletam as pilhas e dão a destinação adequada às mesmas?
4 Se houvesse um ponto de coleta próximo a sua residência, o senhor iria até o local e entregaria as pilhas descarregadas?

Após as entrevistas, os dados serão tabulados, então será possível identificar quais são as características do descarte em função da faixa etária, sexo, quadra em que reside e escolaridade.

Em Ciências da Natureza, haverá um estudo sobre os efeitos mutagênicos provocados pelos metais pesados nos seres vivos, além de uma análise dos elementos químicos presentes em tais produtos.

Envolvendo Ciências Humanas, promoveremos um estudo do aspecto histórico da produção desses itens, com especial destaque para as questões ambientais. Além disso, será analisada a Norma Instrutiva nº 8 do IBAMA, que fixa regras sobre a fabricação, o uso e o descarte de pilhas e baterias.

O projeto será desenvolvido com alunos do primeiro ano do ensino médio e as seguintes atividades serão desenvolvidas em sala de aula:
1. Leitura e análise de textos em português, inglês e espanhol;
2. Leitura de textos não-verbais (fotografias, telas);
3. Aulas envolvendo conteúdo teórico a partir do texto Poluição por pilhas e baterias: materiais pesados de Martha Reis;
4. Exibição dos seguintes vídeos:
Pilhas e baterias: por que reciclar?  (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=xjHHJ2fJPVI)
Momento Ambiental (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=S5gZRJiBBzo)
Natureza Viva – o impacto ambiental das pilhas ( disponível em https://www.youtube.com/watch?v=tLAslXsdhTk)

5. Levantamento estatístico e produção de gráficos;
6. Produção de Campanhas Educativas em diversas mídias (cartazes, vídeos, internet entre outros);
7. Produção de painel com os elementos da pesquisa envolvendo as quatro áreas de conhecimento;

Após a realização de todas essas atividades, os resultados serão socializados em três níveis.
Nível 1 – painéis na escola com cartazes, dados estatísticos
Nível 2 – campanha publicitária (distribuição de panfletos para os moradores das 4 quadras pesquisadas com endereços e contatos dos pontos de coleta)
Nível 3 – publicação dos vídeos publicitários na internet (youtube, facebook e site da escola)

Após essas atividades, será realizado momento avaliativo em que os envolvidos poderão se manifestar a respeito do andamento da atividade a fim de que as pendências identificadas sejam corrigidas e que outros itens possam ser incluídos nas próximas vezes em que for realizada.