Desafios para o fortalecimento do Ensino Médio - Etapa I - caderno 1

A educação no Brasil  desde seu início tem servido aos interesses econômicos e sociais dos grupos que têm dominado o poder, de acordo com a primeira reflexão do caderno 1 pagina 26. Ao analisar o problema da evasão e fracasso escolar não se trata de achar culpados, ora no aluno, família ou professor, mas analisar as condições concretas de trabalho na escola, as políticas educacionais, como também o contexto social. A que se pensar no Projeto Político Pedagógico que norteará as ações desta escola e que envolve toda a organização do trabalho pedagógico a ser realizado. Se a escola não pode ser tomada como redentora da sociedade, ou seja, resolver todos os problemas sociais, sem sua ação também não será possível esta transformação e a via de contribuição que esta pode dar é garantindo o acesso aos conhecimentos produzidos pela humanidade a todos os alunos, um ensino de qualidade, com a garantia da aprendizagem efetiva. A escola tem o papel fundamental de garantir um ensino de qualidade a todos os seus alunos e possibilitar o acesso ao saber sistematizado, pois somente desta forma será possível uma transformação social.

imagem de Enilce Rodrigues Leal

Desafios

O nosso Ensino Medio, deve ser visto com um olhar desbravador,pois estamos falando de jovens adolecentes

que querem encontrar um todo na escola. O aluno passou o ensino fundamental o tempo todo aprendendo de uma forma  de seguimentação,chega nesta etapa busca- se,novos caminhos para o seu deselvolvimento e aprendizagem