Desafios para o Ensino Médio

Adriano Stachuck Hohmann
Yusra Mustapha Ataya
Patricia Gozzo Bandeira

Os (as) professores(as) do Colégio Estadual Professor Elias Abrahão-EFM, acima relacionados, identificaram alguns desafios que permanecem para o Ensino Médio na realidade brasileira e apresentam as possibilidades de explicação para eles, identificados dentro da sua realidade.
• O Sistema Nacional de Educação deve efetivar-se integrando os diferentes níveis e modalidades escolares e a articulação entre políticas públicas educacionais e as políticas públicas relativas às demais questões – vida social, cultura, ciência, saúde, economia, trabalho, tecnologia e meio ambiente.
• Deve ser evitada a sobreposição de programas e o desperdício de recursos públicos.
• Não devemos centrar a formação exclusivamente nos conteúdos voltados para o acesso ao ensino superior, vestibular ou ENEM, tampouco o foco pode ser o mercado de trabalho.
• O objetivo omnilateralidade, ou seja, a formação integral do ser humano deve abarcar todas as potencialidades e estas devem ser trabalhadas – na formação > científica/ tecnológica/ humanística/ política/ estética – com vistas à emancipação das pessoas.
• A história recente do Brasil faz reflexões sobre os diferentes projetos políticos voltados para a construção da cidadania brasileira. Com seus avanços e recuos, essas reflexões contribuem para a conscientização, sobre as questões cruciais da sociedade brasileira, tais como as profundas desigualdades sociais e a ausência de uma identidade nacional que contemplem as diversidades culturais.
• Escola em tempo integral.
Concluiu-se que alguns dos obstáculos verificados, no chão da escola e no âmbito da sala de aula, são:
• A matriz curricular muito extensa e carga horária reduzidíssima.
• Como levar o conhecimento para que o próprio aluno consiga refletir e discutir a situação dos direitos políticos na sociedade brasileira do passado e do presente, se a carga horária oferecida não permite focar de forma mais explícita e profunda a construção da sociedade brasileira?
• A falta de autonomia das escolas em tomar decisões sobre o que é realmente necessário para as mudanças, em contraposição ao que se vai registrar no livro de conteúdos.
• A estrutura física da escola que não atende às necessidade atuais. A nossa, pó exemplo, está com 60 anos, as mudanças físicas possíveis e permitidas foram realizadas, mas não atendem à demanda.
• O número de alunos(as) por turma impossibilita ao professor repeitar as diferenças individuais com planos específicos para cada dificuldade apresentada, gerando uma disparidade entre os estudantes o que aumenta a lista dos(as) aprovados(as) por conselhos de classe.
• A valorização do professor (a) como profissional que prepara a base da sociedade, não só financeiramente, mas com cursos capacitadores de formação continuada dirigidos às especificidades de cada disciplina.
• A realização das provas do ENEM e do ENSEJA, como conclusão do ensino médio, facilitou o abandono. Se a escola pudesse realizar o exame com alunos(as) de 18 anos, estes não constariam da estatística de evasão ou desistência.
• É imprescindível a melhoria da qualidade do ensino fundamental.
• Políticas públicas que contemplem o repasse de valores a estudantes em risco de vulnerabilidade e risco social através de medidas na área educacional e da formação profissional com acesso a programas de transferência de renda para esses adolescentes.
• Política pública redistributiva e emancipatória capaz de retirar do mercado de trabalho crianças e jovens.
• Programas na área do esporte, da música, do teatro, das letras e das artes de modo geral, dirigidos à formação integral dos cidadãos (ãs).

imagem de Angela Maria Both Eyng

Desafios para o Ensino Médio

Penso que os problemas e os desafios do Ensino Médio são pertinentes e parecidos em quase todas as escolas. Os problemas levantados pelao Col. Elias Abrahão são os mesmos que destacamos no colégio que trabalho, inclusive o tempo em que este estabelecimento atua (60 anos).

Há uma interrelação do que ocorre na sociedade e o que acontece no ambiente escolar. Se com auxílio da escola não conseguimos atender os anseios dos alunos, imaginem sem ela. Concordo com a formação omnilateral do indivíduo. Ela realmente deve acontecer, porém, infelizmente, não estamos conseguindo realizar a formação do conhecimento, que é o que nos propomos para com os alunos. Há tantos entraves que não conseguimos transpor, que vão além dos muros escolares, que muitas vezes penso que teríamos que reiventar todo o currículo para atingir e superar as expectativas de nossos alunos, isso se é que possuem expectativas definidas.

Sou pedagoga do Col Est. Carlos Zewwe Coimbra

Santa Terezinha de Itaipu

Vote neste Comentário
imagem de OSMAR PROVIN

DESAFIOS PARA O ENSINO MÉDIO

OLÁ ANGELA  MARIA,

Pertinente o seu comentário, e acredito que a maioria dos colégios a situação é parecida, então o que fazer?

Penso que apenas nossa parcela, porque hoje a escola parece a culpada de muita coisa, mas não é. Outras instituições  estão sofrendo e também e  procuram mudar, ou sulucionar  aos poucos, o que é diferente  do que acontece na Educação, pois a cada governante, dentro de seu período político quer deixar sua marca, motivo pelo qual surgem "milagres, programas novos e teorias "e grande parte influenciados muda o rumo das boas práticas, assim o resultado nunca será de grande proveito a quem se destina.

E a solução,  qual será?

Sugiro que se crie um programa nacional, para o Ensino Médio, o qual possa receber contribuições permanentes no tocante ao ensno e aprendizagem,  isto poderá motivar o estudante a progredir sempre, mas uma coisa é necessário, barrar a interferência da politigem, que tudo quer jogar para a escola com aquele discurso do "otimizar"

Vote neste Comentário