DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO

DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO.
.
Na atualidade, observa-se uma tentativa social de tornar a educação mais universalizada, porém não ainda, com qualidade. Existem projetos políticos tanto nas esferas federal e estadual para que todos os jovens estejam matriculados na escola. O que não existe ainda é como mantê-los e principalmente fazer com que estes jovens não desanimem, não desistam. O grande desafio é exatamente este, fazer com que permaneçam e se motivem a terminar o ensino com qualidade.
Outro problema apontado é o uso do celular em sala de aula sem finalidade pedagógica, pois o aluno do ensino médio do século XXI tem acesso a informação facilitada pelos meios tecnológicos, porém não sabe de que forma usá-los, apenas a consome.
A falta de incentivo e estrutura familiar, a propaganda midiática de consumismo faz com que o aluno acabe optando por trabalhar ao invés de estudar.
O aluno frequentador da escola pública hoje, é aquele nascido com os recursos tecnológicos e dominando-os, mas não sabendo usar para fins de obtenção do conhecimento, com consciência e responsabilidade. Por outro lado tem-se os professores, ainda em fase de transição, que encontram-se sem saber como trabalhar estes recursos, surgindo desta forma, um conflito entre gerações. Uma, que domina facilmente a tecnologia e outra com dificuldades.
Desta forma, percebe-se alunos desmotivados e alienados em relação ao seu papel na escola, não demonstrando interesse pelos conteúdos escolares, sem limites, nem objetivos claros quanto às suas ações.
Atrair o educando para as aulas, fazendo com que ele entenda a aprendizagem como construção do conhecimento e sua função para o desenvolvimento de uma sociedade igualitária e justa é um dos desafios da escola pública.
Acredita-se que reavaliar o currículo escolar dando enfoque às questões sociais, culturais e tecnológicas é fundamental, levando-se em consideração que a escola precisa de mais recursos. Quanto aos professores, que se invista seriamente em cursos de formação e atualização.
Percebe-se hoje, especificamente em nosso Colégio, por se tratar de uma escola localizada numa região nobre, servida por diferentes linhas de ônibus bairro/centro, que seus  alunos em sua maioria, são advindos de diferentes regiões da cidade e, em consequência, e em minoria, os que moram ao entorno. Esse fato gera um conflito, pois não se tem uma comunidade, uma cultura mais homogênea. E este fato deve ser levado em consideração durante a reflexão sobre os conteúdos curriculares e até mesmo sobre a real função exercida pela escola nesta sociedade e neste contexto histórico.
A fim de chegar à universalização do ensino médio faz-se necessário um diagnóstico da realidade em que os educandos estão inseridos e só a partir destes dados poderemos definir as prioridades, metas e objetivos a serem alcançados.
Diante disso, é preciso que escola e sociedade integrem-se de maneira efetiva, objetivando sempre a qualidade de ensino, mediante a um plano de ação universal e coerente.

imagem de Ana Lúcia Bassetto Dezaneti

DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO

Percebemos que há a necessidade de tornar a educação algo atrativo para o aluno, de maneira a unir os conhecimentos cientificos à sua pratica cotidiana. O uso das novas tecnologias é elemento atrativo, já que faz parte da vivencia e hábitos dos nossos jovens, junto a isso há a necessidade de enxugar o currículo, com um horários mais curtos das aulas, principalmente no período noturno. Poderia se mudar o formato do curso da seguinte maneira:3 anos de formação cidadã utilizando-se apenas disciplinas das áreas de humanas.2 anos de preparação técnica de acordo com a aptidão ou escolha do aluno podendo permanecer na área de humanas ou fazer somente as disciplinas de exatas ou outras áreas de seu  interesse.

Vote neste Comentário