DESAFIOS E PROPOSTAS CONCRETAS PARA EVITAR A EVASÃO ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO

ESCOLA ESTADUAL ELIAS ABRAHÃO - PROF. PAULO AFONSO DE SOUZA CASTRO

As reflexões e debates a respeito desta importante questão, a evasão dos alunos do Ensino Médio, podem ser sintetizadas em dois tópicos principais: 1º - Aa causas desta evasão e os desafios que elas colocam para os agentes envolvidos neste processo, sobre tudo para nós professores. 2º - Propostas concretas para superação deste problema que atinge nosso sistema de ensino, Assim sendo, identifico que a necessidade dos jovens de inserir-se cedo no mercado de trabalho, para obter renda, é um fator a ser considerado. Bem como, um aspecto estrutural e cultural de determinados setores das classes sociais menos favorecidas, onde a valorização efetiva do ensino escolar é secundária, diante das necessidades de ganho mais urgente. Por outro lado, é necessário tornar mais atraente os curso de Ensino Médio, trazendo para dentro das escolas públicas o acesso à arte e a cultura, a partir de atividades extra-classe de Teatro, Música, Literatura, Dança, Circo, Artes Visuais e práticas esportivas. O diálogo com os alunos para percebermos seus anseios e perpesctivas também é fundamental neste processo. Os cursos profissionalizantes também podem tornar-se atrativos para estes jovens permanecerem estudando.

Comments

imagem de Leticia Ferreto

Evasão escolar

Concordo com o pensamento do professor, nossos alunos estão entrando cada vez mais cedo no mercado de trabalho por motivos economicos familiar e social, ou seja, estão perdendo o interesse na escola.

Não adianta falarmos em escola sendo que não temos a estrutura adequada, professores qualificados, atividades extra-curriculares e principalmente diálogo atual, estamos limitados naqueles baseados na década passadas. Precisamos criar alunos criticos  e criativos, independentes para tomar gosto pelo estudo e com o objetivo de ingressar nas universidades. Precisamos mudar nosso sistema pedagogico o mais rápido possível, ou a evasão escolar se tornará a nossa realidade.

Vote neste Comentário