De volta ao campo de pesquisa: integrante da Rede de Universidades EMdiálogo apresenta resultados de tese de doutorado a estudantes do ensino médio em Manaus.

Pré-visualização da imagemNo dia 25 de março de 2014, a pesquisadora Nádia Falcão, professora da Universidade Federal do Amazonas e integrante da Rede de Universidades parceiras do Portal EMdiálogo apresentou os resultados de sua tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense, para um grupo de estudantes do ensino médio da Escola Estadual Antônio Lucena Bittencourt, localizada na Zona Sul da cidade de Manaus. A tese foi orientada pelo professor Dr. Paulo Carrano e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAM. Tendo como título: “É pesado, mas vou levando: jovens de Manaus entre a escola e o trabalho” a tese analisa em que medida a escolarização de nível médio e a inserção profissional interferem nos processos de transição para a vida adulta de jovens de classes populares na atualidade. A pesquisa foi desenvolvida no período de 2010 à 2014, utilizando-se de uma metodologia de perspectiva longitudinal, que possibilitou o acompanhamento de um grupo de jovens por um período de 4 anos. Na oportunidade do encontro com os jovens da Escola Antônio Lucena, a pesquisadora apresentou, além dos resultados de sua pesquisa, algumas noções e princípios básicos da pesquisa científica, ressaltando, inclusive a importância da introdução dessas primeiras noções sobre ciência e tecnologia no currículo do ensino médio. Os resultados da pesquisa apontam que escolarização e trabalho permanecem enquanto dimensões centrais da condição juvenil, sendo reforçadas, tanto no plano normativo, quanto nas relações sociais, como lugares para jovens, porém a desigualdade no acesso a essas esferas coloca os jovens em diferentes posições quanto à possibilidade de nelas encontrar suportes à efetivação de processos de transição mais seguros. Dependendo da escola e da ocupação a que se tem acesso, a própria condição juvenil só é parcialmente considerada. Apesar da aparente homogeneidade entre os jovens da pesquisa, depreendida da similar posição social que ocupam, nuances da ordem moral doméstica, das redes de relações interpessoais e das escolas e ocupações a que têm acesso, produzem especificidades nos modos como a escolarização e o trabalho aproximam ou distanciam o jovem da vida adulta. Ao final da apresentação da pesquisadora alguns estudantes comentaram que, ao longo da exposição, identificaram-se com os jovens da pesquisa em algumas situações apontadas pelos resultados e que também consideravam importante o trabalho realizado, dizendo-se surpresos com alguns dados sobre a juventude e o ensino médio na cidade de Manaus. Para a pesquisadora, o retorno a uma escola de ensino médio e a conversa com os jovens da Escola Antônio Lucena, representou além de um compromisso ético e institucional, um agradável momento de reflexividade que comprova que a pesquisa tende a se estender para além da tese e acena com muitas outras possibilidades de estudo sobre o ensino médio e a juventude na cidade de Manaus.

Acesse a tese na Biblioteca do Portal EMdiálogo