CONVERSANDO SOBRE AS DIRETRIZES CURRÍCULARES NACIONAIS

ATIVIDADE DO SISMEDIO MÓDULO III PÁGINA 27

Quais as proposições que mais geraram debate? A que você atribui que tenham sido essas as questões mais polêmicas?

Faça o registro dessa atividade e socialize com os demais professores cursistas.

Compreender a educação como um processo de produção e socialização da cultura e da vida é um dos desafios mais pertinentes no cotidiano das escolas. Compreender a escola não como uma “alfândega” repleta de regras, normas, de segmentos e uniformemente pensada que não permite adequação dos modos de aprendizagem é uma meta que mira a reinvenção ou ressignificação da escola.
Centrar a escola no diálogo, na colaboração, nas pessoas e na aprendizagem implica estabelecer novos referenciais que valorizem e reconheçam as diferenças tendo foco no Projeto Político Pedagógico (PPP) construído com ampla participação de todos os segmentos da comunidade escolar.
A superação da fragmentação curricular e a garantia da permanência, da aprendizagem vislumbrando a conclusão dos estudos  ainda estão longe da unanimidade pensante no mundo da educação. Promover a reflexão crítica com apropriação de referências capazes de mirar a continuidade dos estudos e a preparação básica para o trabalho com exercício da cidadania.
A compreensão do que seja transversalidade entre eixos temáticos, disciplinas e áreas do conhecimento sem diluir ou excluir os componentes curriculares,  mas garantindo a construção de relações fortalecidas da ciência com a cultura e a realidade, continuam sendo desafios para aplicar a DCNEM.